Sobremesa para toda família: Usar leite condensado ou mistura láctea condensada de leite?

por Edina A T Trovões

Entenda a diferença nutricional

Depois de decidir sobre qual sobremesa preparar, o próximo passo é ver a lista dos ingredientes e partir para as compras.

Quando um desses ingredientes é o leite condensado, fazer essa compra era mais simples. Hoje existem nas prateleiras dos supermercados, além desse produto tradicional, uma linha “similar” chamada de mistura láctea condensada de leite e ambas com embalagens parecidas que pode até confundir os olhos na hora de pegar na prateleira, mas será mesmo que esses dois produtos são iguais?

Vale a pena conhecer melhor a composição de cada um deles para poder fazer escolhas mais saudáveis.

A mistura láctea condensada de leite é composta por: soro de leite e ou soro de leite em pó, leite desnatado e ou leite desnatado em pó, açúcar, gordura vegetal, lactose, estabilizante fosfato dissodico, conservante sorbato de potássio e espessante carragena.

Essa mistura láctea, assim como o leite condensado tradicional também contém leite (mas em menor quantidade) e açúcar, porém contém muitos outros ingredientes, como aditivos, conservantes, gordura vegetal para substituir a gordura do leite e pode até conter amido de milho para engrossar o produto, além do espessante carragena.

A intenção é tornar o produto mais barato através da redução da quantidade de leite e substituição da gordura láctea por gordura vegetal.

Já o leite condensado tradicional é uma mistura semilíquida composta apenas por leite e açúcar que passaram pelo processo de evaporação e resfriamento e não contém conservantes, estabilizantes e espessantes.

Do ponto de vista nutricional, o leite condensado tradicional apresenta melhor valor nutricional, tanto pela maior quantidade de leite presente como também pela ausência de conservantes, estabilizantes e espessantes que são aditivos químicos de consumo desaconselhável.

A similaridade das embalagens pode confundir a percepção na hora da compra, passando a mensagem que essas pequenas diferenças não mudam as propriedades nutricionais, as características culinárias e sensoriais do produto, mas é uma mensagem equivocada.

Como não ser enganado

Uma boa prática na hora da compra é dar uma checada no rótulo e na lista dos ingredientes dos produtos alimentícios que estão sendo comprados.

Além dessa mistura láctea condensado de leite existem outros produtos alimentícios similares, para preparo de sobremesas que parecem ser o que você procura, mas não são!

Um exemplo é a mistura de leite, creme de leite e gordura vegetal, que é vendida como “creme de leite”, mas não é creme de leite.

O ideal seria prestar atenção aos detalhes escritos nos rótulos, comparar as embalagens e a lista dos ingredientes de cada um dos produtos, pois a diferença está no tipo e nas quantidades dos ingredientes. Compare sempre!

Por tudo isso, atenção na hora da compra. Sempre consulte a lista dos ingredientes e, se possível, compre alimentos com a menor quantidade de aditivos. Compare a tabela nutricional e escolha o produto com menor quantidade de açúcar, sódio e gordura vegetal. A intenção é adquirir produtos com melhor qualidade nutricional e que não traga prejuízos a sua saúde e da sua família.

Edina Aparecida T. Trovões
Nutricionista CRN3-1579
Email: [email protected]

Matéria publicada inicialmente em Revista City Penha
Capa: Imagem de wirestock no Freepik

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta