O poder das plantas para decorar, embelezar e energizar seu lar

por Mª Aparecida Costa

Na casa em que nasci não haviam plantas ornamentais – não era muito usual entre os membros da família. No imenso quintal de terra batida crescemos à sombra de árvores frutíferas, goiaba, manga, jaca.

Já adulta, me aventurei no cultivo de um coqueiro de jardim em vaso. À medida que conseguia mantê-lo vivo fui ficando mais ousada, adotando outras espécies e até me arriscando a gestar algumas sementes.

Aos poucos fui aprendendo que a frase “algumas pessoas tem mãos boas para plantas” é mito. Amorosamente, fui descobrindo o poder das plantas para embelezar, purificar o ar e trazer boas energias para a casa e para as pessoas.

Compreendi que para termos plantas bonitas e saudáveis não é preciso ter dons especiais, basta conciliar amor, informações e tempo para o cuidado.

Coadjuvantes na infância, minhas filhas acompanharam meus passos no caminho da jardinagem. Hoje, assumem elas próprias o protagonismo, comprando plantas, discutindo melhores formas de adubar, ganhando segurança para a adoção destes seres vivos tão especiais e, naturalmente alterando todo o ambiente onde vivem.

Isabela, a caçula diz: “as plantas são o novo “pet” das minhas amigas, com o isolamento, maior tempo em casa, foi natural reavaliar o ambiente e desejar reformar, redecorar, ampliar, iluminar, embelezar a moradia. E adotar plantas!

E elas decoram, embelezam o ambiente, traz aconchego, além de melhorar a energia da casa. É também uma forma de contato com a natureza e alívio de estresse.

Cada planta tem suas características e necessidades. Antes da escolha é importante dosar seu tempo para o cuidado e quais plantas terão melhor adaptação ao ambiente disponível.

Veja algumas plantas de fácil cultivo:

Zamioculca

Imagem: Diermaier – Pixabay

Originária da Tanzânia, é uma planta que gosta de calor, se adapta bem em ambientes internos. Deve ser regada apenas quando o solo estiver bem seco. Planta que ajuda na harmonização da energia do ambiente.

Suculentas

Imagem de katerina zhang por Pixabay

Conhecida por suas folhas gordinhas, podem ser encontradas em diversas cores e formatos e criar uma composição colorida, criativa e linda. Só devem ser regadas quando o solo estiver bem seco.

Gerânio-pendente

Imagem: congerdesign – Pixabay

Suas flores formam mini buquês. Podem ser plantados em vasos suspensos ou em jardineiras. Preferem ambientes externos com exposição ao sol.

Antúrio

Imagem: manfredrichter – Pixabay

Precisa de sombra e luminosidade indireta. Deve ser regada com frequência, mas sem exageros.

Lirio da Paz

Imagem de Adriano Gadini por Pixabay

Podem ser mantidas em ambientes internos, gosta de sombra e rega constante, sem exageros.

E você gosta de plantas? Quais plantas você tem em casa?

Talvez você também goste...

2 comentários

Avatar
Aline Vismari 29.ago.2020 - 18:50

Que delícia ler seus textos!!!
Eu já tentei várias vezes cultivar plantas, mas sem sucesso. Você me despertou a vontade de tentar novamente.

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 31.ago.2020 - 17:15

Entra na onda da moçada. É o novo “Pet”. Dá certo sim! Prazer em ver vc por aqui, menina!
Saudades!beijão!

Responder

Deixe uma resposta