Livro Dom Casmurro – Machado de Assis

por Mª Aparecida Costa

Publicado em 1890, o livro de Machado de Assis é um dos clássicos da Literatura Brasileira, sendo comumente utilizado em provas de ingresso em universidades, dinâmicas que envolvem a questão da traição — tema central do livro que o analisa sob os valores da sociedade do Rio de Janeiro do século XIX.

Além da fluidez com que escreve, Machado de Assis chama a atenção por sua própria história. Filho de um pintor de paredes negro e de uma lavadeira, fica órfão muito cedo e é criado pela madrasta Maria Inês. Sofria de epilepsia, gagueira e era muito tímido. Superando tantas dificuldades, cria uma quantidade imensa de obras e ao lado de Joaquim Nabuco, funda a Academia Brasileira de Letras. Belo exemplo de amor às palavras, à arte e às letras, não é?

O romance traz a história de Bentinho, filho único, que perde o pai muito cedo. A mãe faz uma promessa de fazê-lo padre, na infância Betinho brinca de rezar missa e aprende o amor à Deus, porém ao chegar na adolescência, Bentinho descobre outras formas de amor através de sua amizade com a vizinha Capitu. Em meio este conflito existencial, a história acontece.

Não vou dar spoiler (antecipar o final) para você se interessar e buscar o livro para lê-lo. Vou colocar aqui apenas uma frase:

“Agora, a verdade última, a verdade das verdades, é que já me arrependia de haver falado a minha mãe, antes de qualquer trabalho efetivo por parte de José Dias; examinando bem, não quisera ter ouvido um desengano que eu reputava certo, ainda que demorado.”

Trecho do Livro Dom Casmurro

Uma obra de Machado de Assis nos transporta para outras dimensões, outras realidades, além de motivar a pesquisar palavras, reler frases, interpretar textos, ou seja, é uma bela oportunidade para estimular o cérebro.

Boa leitura, excelente aprendizado!

Talvez você também goste...

1 comentário

Avatar
Ana aregina 09.jun.2022 - 09:34

Amei esse livro!

Responder

Deixe uma resposta