Sonia Regina Andreata – Amor e dedicação ao vôlei adaptado para pessoas mais velhas

por Mª Aparecida Costa

A prática de atividade física traz inúmeros benefícios para a saúde em qualquer idade, porém, sabemos que à medida que envelhecemos vai se tornando cada vez mais importante incluir em nossa vida, alguma modalidade de exercício.

Algumas pessoas buscam práticas individuais que gostam, outras realizam atividades com pequenos grupos, mas… há aquelas pessoas especiais que investem no coletivo, como Sonia Regina Andreata que luta para manter o grupo de vôlei adaptado.

Além de sua participação no esporte em quadra, Sonia estimula seu grupo em atividades diárias de alongamento e vôlei na Vila Tupi – Praia Grande, litoral de São Paulo.

Vôlei adaptado em quadra

Este grupo mantém uma característica diferente: é aberto para pessoas que não conhecem o esporte. Sonia faz um trabalho de divulgação, conversa e acolhe as pessoas que chegam, explica as regras e as inclui no jogo, respeitando amorosamente, os limites de cada um.

Este é um post à pedido do seu grupo, como uma demonstração de gratidão e afeto. À Sonia dedicamos o Dia Internacional da Mulher 2.024.

O jogo é muito parecido com o voleibol tradicional, com algumas mudanças como: é proibido saltar para passar a bola para o time adversário, o saque pode ser arremessado por baixo e no caso do jogo feminino, pode ser efetuado a um metro dentro da quadra.

Estes cuidados torna a prática segura, prazerosa e traz inúmeros benefícios físicos, mentais e sociais, tais como:

  • Melhora flexibilidade e agilidade;
  • Exercita músculos e articulações;
  • Previne e ajuda doenças cardiovasculares;
  • Melhora a capacidade cerebral;
  • Reduz estresse e ansiedade;
  • Estimula a integração social, através de novas amizades e a convivência com as pessoas.

Para saber mais:
https://www.youtube.com/watch?v=kjtrKL6Dfak


Talvez você também goste...

Deixe uma resposta