Alcachofra

por Edina A T Trovões

Motivos de sobra para aproveitar a safra

Tratar dispepsia ou má digestão; estimular a saída da bílis pela vesícula e assim eliminar ácidos biliares e colesterol (ação colagoga) para evitar a formação de cálculos biliares; aliviar constipação intestinal (efeito laxativo); ajudar na eliminação de gases; com ação diurética entre outros benefícios, sem dúvida a alcachofra deveria fazer parte da rotina alimentar dos brasileiros.

Além disso é coadjuvante na redução dos triglicérides, do colesterol, da pressão alta, da glicemia e dos sintomas da síndrome do intestino irritável. Fornece também proteção contra o envelhecimento da célula.

Sua parte comestível é pobre em calorias, mas rica em nutrientes, como vitamina C, B1, B2, B5, sais minerais, água, fibras, compostos bioativos com atividade anti-câncer, ação anti-inflamatória e antioxidante.

Já as folhas, que também contém compostos bioativas e principalmente ácido fenólico como a cinarina são amplamente utilizada em tratamentos fitoterápicos.

Com todos esses componentes, a alcachofra pode ser classificada como alimento, que além das propriedades nutricionais possui ação medicinal. É alimento e remédio.

Na gastronomia é protagonista em vários pratos culinários.

Por essas e outras razões vale muito a pena aproveitar a safra da alcachofra que se inicia a partir de setembro.

Os dois tipos mais encontrados, para compra, são as arroxeadas com sabor suave e adocicado, e as verdes com cabeça grande, pétalas carnudas e suculentas.

Na hora da compra, escolha aquelas com folhas integras e não queimadas e com o caule bem firme.

O pé de alcachofra é inconfundível, quem vê uma vez jamais esquece.

Pertence à família das plantas com flores. Produz uma inflorescência na forma de um botão usada para consumo alimentar e onde se concentra seu valor nutricional.

Esse botão apresenta “pétalas” chamadas brácteas que muitas pessoas, após o cozimento, retiram uma a uma e raspam contra os dentes. Após a remoção das brácteas resta o coração ou receptáculo da alcachofra que é parte mais saborosa, carnuda e nobre desse alimento.

Nas folhas e raízes estão os princípios medicinais.

Como aproveitar os benefícios nutricionais

Culinária

A preparação é bem simples: após higienizá-la bem, cozinhe-a na panela de pressão com pouca água e temperos como alho, cebola, sal, tomate, folha de louro e pimenta, por cerca de 20 minutos. Coma a parte carnuda de cada folha e o coração acompanhados ou não, de molho feito com azeite, sal e pimenta-do-reino.

O coração, também serve de base para diversos pratos, como risotos, tortas, quiche, saladas, no molho do macarrão, como recheio de lasanha e rondelli, assado, na forma de patê, em brusqueta e enriquecendo outros pratos, agregando valor nutricional sem comprometer o sabor final.

Como utilizar na forma de remédio fito terapêutico

Essas indicações terapêuticas, foram aprovadas pela Anvisa (IN 02/ 2014).

As folhas são recomendadas para tratar sintomas de dispepsia funcional e hipercolesterolemia leve e moderada e as raízes para função diurética.

Preparo do chá, com as folhas em infusão:

Ferver 200 ml de água, apagar o fogo acrescentar 6g de folhas desidratadas, abafar e aguardar 5 minutos. Beber morno.

Uma xícara de chá, 3 vezes ao dia, antes das refeições.

Efeitos indesejáveis

A cinarina pode diminuir o volume de leite das mulheres que estão amamentando.

Deve ser evitada por pessoas que já possuem cálculos biliares pois o estímulo na vesícula pode agravar os sintomas.

Edina Aparecida T. Trovões
Nutricionista CRN3-1579
Email: [email protected]

Matéria publicada inicialmente em Revista City Penha

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta