Whey protein para hipertrofia muscular

por Edina A T Trovões

Whey protein concentrado, hidrolisado ou isolado possui no seu rótulo uma tabela com “informação nutricional” e a lista dos ingredientes que o compõem. Prestar atenção nessas informações e saber interpretá-las ajudarão na escolha do produto mais adequado para suas necessidades e por consequência para a conquista dos seus objetivos.

Análise na Tabela de informação nutricional:

Como se trata de um suplemento proteico, o primeiro item a ser analisado é a quantidade de proteína presente na porção. Whey concentrado e o hidrolisado podem ter entre 25 e 89% de proteína e o restante é carboidrato (lactose) e gordura.

O ideal seria encontrar um whey protein com cerca de 80% de proteína por porção.

Uma regrinha básica é: a diferença entre a porção (g) e a quantidade de proteína(g) não pode ultrapassar 8 (g).

Veja dois exemplos:

No primeiro rotulo, na porção de 30 gramas do suplemento, há 20 g de proteína. A diferença é 10 gramas. Já no segundo exemplo temos em 31 g do suplemento, 24 g de proteína, sendo a diferença de 7 gramas. Esse seria um whey mais proteico, mais adequado.

Em seguida, verifique a quantidade de carboidrato, que geralmente é a lactose.

No primeiro rótulo há 5,6 g de carboidrato, enquanto no segundo rótulo há 2,5g.

Em geral, quanto mais proteína há na porção, menos carboidrato será encontrado e vice-versa. Embora o carboidrato seja essencial para o ganho de massa muscular, comprar um whey protein com mais carboidrato vai demandar um consumo maior do produto para atingir a quantidade de proteína prescrita.

Atenção, pessoas com intolerância à lactose devem procurar whey protein isento de carboidrato. Em seguida, verifique os tipos e as quantidades de aminoácidos presentes.

Alguns deles são fundamentais, como:

  • A glutamina ou ácido glutâmico em quantidades próximas a 5 gramas por porção.
  • Os aminoácidos ramificados, ou os BCAA, Leucina, Isoleucina e Valina devem obedecer a uma hierarquia nas quantidades. A Leucina seria a primeira. Uma relação 2-3:1:1 seria adequada. Além disso a soma desses três aminoácidos deve ser superior a 15% da quantidade de proteínas.
  • Importante conter outros aminoácidos essenciais, como histidina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e também arginina (que junto com a metionina o corpo usa para produzir creatina) Olhe para a quantidade de sódio, que não deve ultrapassar 100 mg por porção.

Análise na lista de ingredientes:

A lista de ingredientes começa com o item que está presente em maior quantidade e segue em ordem decrescente. Sendo assim, o primeiro item deve ser whey protein (proteína do soro do leite)

Em seguida podem aparecer vários componentes, como mix de vitaminas e minerais, aditivos para melhorar o sabor, emulsificantes, espessantes, conservantes, adoçante natural ou artificial e por aí vai.

Avalie o impacto de cada um desses ingredientes no seu corpo. Alguns podem trazer benefícios e outros nem tanto.

Assim sendo:

Na hora da compra, tenha em mente os seus objetivos que foram traçados juntos com um profissional de saúde e verifique se a composição do suplemento atende a essa demanda.

As diferenças nas composições não desqualificam o suplemento, mas esclarece melhor seus propósitos. Após estabelecer a composição do seu whey protein, compare o preço dos produtos similares.

Comparar preços sem ver a composição pode levar a equívocos.

Edina Aparecida T. Trovões
Nutricionista CRN3-1579
E-mail: [email protected]

Capa: Imagem de macrovector no Freepik
Matéria publicada inicialmente pela Revista City Penha

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta