Beber leite de vaca causa inflamação e outros problemas?

por Edina A T Trovões

Quem nunca ouviu dizer que beber leite de vaca causa inflamação, provoca muco, intolerâncias e por isso deve ser evitado?

Constantemente são publicadas ou divulgadas informações contraditórias sobre o consumo de leite, principalmente nas redes sociais que geram dúvidas para consumidores e até mesmo para profissionais da saúde.

Por muitos anos o leite fez parte de nossa alimentação e seu valor nutricional é inquestionável, será mesmo que ele causa inflamação e outros agravos à saúde ou faz parte de uma alimentação saudável?

Qual o melhor conselho a seguir? Beber ou evitar o leite?

Para responder a essa dúvida, foi solicitada a Associação Brasileira de Nutrologia e a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição que dessem sua opinião médica científica para a população, a respeito dessa polêmica.

Eles levantaram 114 estudos realizados no mundo inteiro e publicações brasileiras que falavam sobre os efeitos do consumo de leite e laticínios por seres humanos e chegaram a um “Consenso”, que foi publicado em setembro deste ano de 2023.

Consenso é a conclusão que um grupo de especialistas chega sobre determinado assunto, a partir de estudos e discussões sobre o tema. Nesse consenso, eles respondem várias perguntas, dentre elas:

Qual a relação entre leite de vaca e inflamação?

Não existem até o momento evidências científicas de que o leite ou seus derivados sejam alimentos “inflamatórios”. Inclusive, alguns trabalhos mostraram que o consumo de leite e outros laticínios até ajuda a desinflamar.

No consenso eles explicam como isso ocorre. Tudo é justificado. Um exemplo é sobre a alegação que a caseína ou proteína do leite de vaca (que é mais densa que a do leite humano) irrita a parede do intestino e causa inflamação.

Eles mostram que, quando a caseína chega ao intestino ela já está bem fracionada, digerida, e com baixa densidade, contendo aminoácidos livres que, inclusive são importantes para o corpo produzir células contra a inflamação.

O leite precisa ser evitado apenas por pessoas com diagnóstico de Alergia a proteína do leite de vaca (APLV). Nesse caso, se a pessoa beber leite terá uma reação inflamatória por causa da alergia, que envolve reação do sistema imunológico.

Uma dessas reações é o ataque ao aparelho respiratório com aumento da produção de muco e asma que dependendo da intensidade pode chegar a causar inchaço na laringe e risco de vida.

Beber leite de vaca causa intolerância a lactose? Quem já tem esse diagnóstico deve evitar o leite e outros laticínios?

Não. Beber leite de vaca não está associado ao risco de desenvolver intolerância à lactose, pelo contrário! Evitar beber leite irá fazer com que o organismo deixe de produzir a enzima lactase (é a lei do uso e desuso) fazendo com que o corpo fique intolerante a lactose.

Além disso, mesmo para pessoas diagnosticadas com intolerância, geralmente 12 g de lactose é tolerado sem sintomas. Um copo de 200 ml de leite tem 10 g de lactose.

Somos os únicos mamíferos que bebem leite quando adultos, podemos dizer que o leite de vaca é próprio para o consumo humano?

Sim. O leite de vaca não apenas é próprio para o consumo humano, que adquiriu esse hábito devido sua capacidade evolutiva e adaptativa, como também é uma fonte importante de proteínas, vitaminas e, especialmente, como o principal alimento – fonte de cálcio.

Se puder, leia o consenso na integra. https://abran.org.br/publicacoes/posicionamento/consenso-leite

Matéria publicada inicialmente em Revista City Penha

Edina Aparecida T. Trovões
Nutricionista CRN3-1579
E-mail: [email protected]

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta