Alimentação Antienvelhecimento para Mulheres

por Edina A T Trovões

Envelhecer é biológico e inevitável e o que se busca é envelhecer da melhor forma possível, tendo boa memória e independência para tomada de decisões, menos dores, boa imunidade e um sistema cardiovascular saudável.

Estudos demonstram que o envelhecimento pode ser retardado ou acelerado dependendo da forma que o corpo vem sendo tratado ao longo da vida através da alimentação, do hábito de fumar, beber, da ação do estresse e da prática de exercícios físicos.

Alimentação antienvelhecimento é aquela capaz de neutralizar os radicais livres, que são substâncias que agridem as células do corpo causando seu envelhecimento.

Os radicais livres são elétrons desemparelhados e que precisam de “pares” para se estabilizarem e daí saem em busca deles, as vezes atacando células saudáveis causando danos e até mesmo doenças crônicas.

Quando a alimentação fornece esses “pares” para os radicais livres, então eles se neutralizam e não atacam outras células. Esses “pares” são os chamados antioxidantes ou antienvelhecimento.

Os alimentos antienvelhecimento são vários e aqui vamos falar de um dos mais poderosos que são as frutas vermelhas, como morango, cereja, melancia, amora, cramberry, pitaya vermelha, açaí, goji berry, acerola, framboesa, mirtilo (blueberry), romã, ameixa vermelha e uva roxa.

As frutas vermelhas contêm compostos fenólicos, antocianinas que são antioxidantes e ajudam na prevenção do envelhecimento precoce. São ricas em vitamina C que reforça a imunidade e vitamina B que auxilia no funcionamento das células.

Contém ferro, fósforo, fibras e outros minerais e nutrientes que, juntos, contribuem no combate da anemia, ajudam na cicatrização dos tecidos e melhoram a microbiota intestinal.

Outros benefícios

Memória e concentração

O cérebro pode acumular proteínas toxicas ao longo do tempo, que afetam a memória e a capacidade de aprendizado. Um estudo da American Chemical Society (ACS) mostrou que o consumo de blueberries, morangos e açai ativam um mecanismo que limpa essas proteínas tóxicas do cérebro.

Fibromialgia e outras dores

Fibromialgia, artrite, artrose e bursite são processos inflamatórios que causam dores e atacam muitas mulheres.

Um estudo publicado pelo Novel Techniques in Arthritis & Bone Research, relatou que framboesa, mirtilos e outras berries por, conterem flavonoides, são anti-inflamatório e auxiliam no alívio das dores.

Circulação sanguínea e saúde do coração

Vários fatores ajudam o sangue circular normalmente dentro dos vasos e favorecem a saúde do coração, como ter as paredes dos vasos (endotélio) sem inflamação, não ter gordura presa nas veias e ter menos açúcar no sangue.

As frutas vermelhas com seus flavonoides e as uvas roxas com o resveratrol são capazes de prevenir a inflamação nos vasos sanguíneos, reduzir as gorduras e os açucares circulantes, sendo ainda que o resveratrol está fortemente ligado a longevidade das células.

Varizes e trombos

Cramberry, cerejas e amoras são ricas em antocianinas e em proantocianidinas que fortalecem as paredes das veias, favorecendo a circulação.

Recomendação da nutricionista:

Na sua forma natural, congeladas ou desidratadas, as frutas vermelhas deveriam fazer parte da alimentação diária de toda mulher.

Consuma no café da manhã picadas ou batidas com água ou leite ou no almoço e jantar em molhos e saladas, sem mencionar as sobremesas. Não faltam receitas saborosas.

Edina Aparecida T. Trovões
Nutricionista CRN3-1579
E-mail: [email protected]

Matéria publicada inicialmente em Revista City Penha
Imagem de Racool_studio no Freepik

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta