Dicas de como minimizar ruídos na comunicação

por Bárbara Bezerra

A comunicação eficaz no transporte aéreo é fundamental para prevenir acidentes. Você sabia que quando a pessoa que está na torre de comando envia uma mensagem de autorização de pouso para o piloto de avião que está aguardando pousar, este deve repetir o que escutou?

E você sabe por quê?

Primeiro porque por interferência na transmissão da comunicação, a voz de quem está na torre pode chegar distorcida e o piloto ouvir outra coisa e segundo que o piloto pode ouvir de forma clara a autorização, mas ter outra interpretação a respeito e fazer algo diferente do solicitado.

Em nossa vida de relação por vezes nos comunicamos e percebemos que a outra pessoa não atende ao nosso pedido e ficamos irritados com a situação por entender que o outro não está nos respeitando ou tendo compaixão por nós.

O que tenho a dizer é que muitas vezes falamos o que não queremos e esquecemos de dizer o que realmente queremos. Se eu preciso de silêncio e meu filho está se distraindo em casa batendo o pé no chão eu digo: pare de bater o pé por favor! E ele para, mas começa a bater as mãos na mesa e eu falo: pare de bater a mão na mesa! E então ele começa a fazer barulho com a boca. 🙂

Até então eu não pedi o que realmente preciso que é silêncio. Então reformulo meu pedido: filho, por favor, será que você poderia fazer silêncio por 15 minutos, porque preciso me concentrar no trabalho que estou fazendo? Com esse novo pedido aumento minhas chances de ser ouvida e atendida.

Mas um outro ruído na comunicação é eu me expressar de forma literal o que preciso e o outro interpretar de outra forma

Um exemplo:
Filho, você pode terminar sua lição da escola?
Ele me responde bufando, tá… tá
E se eu pedir para ele repetir o que eu disse: filho, você pode, por favor, repetir o que falei para que eu veja se fui clara no meu pedido?
E ele responde: Você quer que eu pare de jogar vídeo game! Eu digo em seguida: Eu acho que não me fiz clara: gostaria que você fizesse sua lição agora. Preciso de disciplina e organização do seu tempo porque o prazo de entrega vai se esgotar em uma hora e que depois você pode dar continuidade ao que estava fazendo.

Então meu filho percebe que a ação que eu peço é de necessidade imediata, percebe que estou levando em conta o lazer dele e que também preciso de disciplina no desenvolvimento de suas tarefas.

Nossa visão do mundo costuma ser imbuída de interpretações e precisamos aprender a discernir o que vemos e ouvimos do que interpretamos.

Então, solicitar que a outra pessoa repita o que eu falei pode ser uma estratégia importante para checarmos se o que pedimos foi entendido.

Bárbara Bezerra
Cirurgiã Dentista, mãe do Gabriel e esposa do Fernando, estudiosa da comunicação não-violenta e que tem como hobby fazer caminhada e ler livros.

Contatos:
Instagram – @partilhandosaberes2020
YouTube – Partilhando Saberes

Image by nakaridore on Freepik

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta