BIOTINA: a vitamina da beleza

por Edina A T Trovões

Saiba por que não pode faltar na alimentação da mulher.

A biotina ou vitamina B7 ou vitamina H foi eleita pelas mídias sociais como a vitamina da beleza e merece a fama. Ela é uma das vitaminas responsáveis pela produção e crescimento de células e tecidos, dentre eles, cabelo, unhas e pele, e por outras funções que propiciam saúde a beleza física.

Por que ela não pode faltar na alimentação:

Imagine a construção de uma casa, onde são necessários vários materiais e mão de obra. Podemos dizer que a biotina é o servente do mestre de obra. Ela entra na produção de substâncias que fazem as funções celulares acontecerem, como:

  • Crescimento celular, pois faz parte das enzimas necessárias no processo do desenvolvimento das células, o que justifica seu uso para crescimento de unhas e cabelos;
  • Ela faz parte da composição do DNA (nosso código genético) que por sua vez fornece a “receita” para produção de proteínas, que são a matéria prima da construção de unhas, cabelos, pele e vários outros tecidos;
  • Ela também faz parte das enzimas que participam do equilíbrio da glicose no sangue, ou seja, do fornecimento de energia.

Só essas funções já a justificam como vitamina essencial para a saúde e beleza, pois além de participar da produção de matéria prima para a formação de unhas, cabelo, pele, ela age no crescimento dessas células e fornece energia para o corpo fazer todo esse trabalho. A biotina tem inúmeras outras funções, como participar na produção e utilização de ácidos graxos, que são partes da gordura, e que irão fazer parte da membrana de células, produção de hormônios e fornecimento de energia por gliconeogênese, que significa produzir glicose para o corpo através de gordura e proteína.

Você sabia que:

A biotina não é sintetizada por nenhum órgão, mas é em parte produzida a partir da microbiota intestinal, só que ainda não foi possível medir essa produção. Ela pertence ao grupo das vitaminas hidrossolúveis, aquelas que não se acumulam no corpo e por isso precisam ser repostas ou consumidas diariamente.

Fontes alimentares

Procure sempre variar sua alimentação pois ela também está presente em vários outros alimentos.

As melhores fontes de biotina é o leite humano e de vaca, fígado e gema de ovo. Em menores quantidades em: amendoim, avelã, amêndoa, castanha-de-caju, Macadâmia, farelo de trigo, farelo de aveia, cogumelo cozido, pão integral, acelga e cenoura.

Deficiência

Não é comum a deficiência de biotina em humanos, exceto nos casos de:

  • Cirrose hepática e uso prolongado de álcool, onde há redução no armazenamento e aumento da eliminação pela urina;
  • Uso prolongado de antibióticos que destroem a flora intestinal que produz biotina;
  • Consumo excessivo de clara de ovo crua, que contêm uma substância chamada avidina e que impede a absorção de biotina pelo intestino.

Na falta de biotina podem aparecer: dermatite escamosa, alopecia, conjuntivite, fraqueza, dor muscular, alterações mentais, perda de memória, depressão, falta de apetite e náusea.

Curiosidades

Altas doses de biotina, usadas como suplemento alimentar ou como forma de tratamento para cabelos e unhas podem interferir no resultado dos exames de tireoide por interferência na leitura dos resultados, dependendo do método utilizado.

Edina Aparecida T. Trovões  
Nutricionista CRN3-1579
E-mail: [email protected]
Telefone: (11) 2307-1551

Créditos: Revista City Penha

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta