Somos todos imperfeitos, tentando provar para o mundo o contrário

por Fernanda Schroeder

Século XXI, nunca estivemos tão adoecidos emocionalmente quanto agora, antigamente a vida não era corrida assim, as pessoas tinham tempo para parar e valorizavam muito isso. Claro que evoluímos muito como sociedade, desconstruímos muitas coisas e como mulheres conseguimos espaços nunca antes imaginados. Mas existe uma competição exacerbada, nós vivemos muita mais para provar o nosso valor para os outros e para nos sentirmos pertencentes a esse lugar.

As redes sociais ajudam muito nisso, mas não só as redes, a nossa vida também. Quando a gente começa a falar para uma pessoa sobre um problema e ela já traz a história dela, não para compartilhar a experiência, mas para falar que já vivenciou situação pior que a sua, que você não deveria estar reclamando.

E assim o nosso medo do que os outros vão pensar de nós aumenta e nossa autocrítica também, porque no fundo, a gente se crítica, pois estamos muito preocupados com o que os outros vão pensar de nós. A gente não se permite errar exatamente por esse motivo, não podemos abrir brecha para o julgamento, pois é pesado demais não sermos perfeitos aos olhos dos outros.

A verdade é que somos todos imperfeitos tentando provar para o mundo o contrário, ser apenas um ser humano como qualquer outro, não é permitido. Enquanto nós ficarmos muito concentrados nos outros dificilmente nos abriremos para nossos próprios desejos, então eu te pergunto: será que vale a pena?

Fernanda Schroeder
Psicóloga CRP 06/125607
Instagram: @psifernandaschroeder


Capa: Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta