Caminho Tolteca para a Liberdade – Do Livro Os quatro Compromissos

por Mª Aparecida Costa

Quebrando velhos paradigmas

Quem nos impede de sermos livres? Nós mesmos!

Crianças muito pequenas são livres para explorar o mundo sem medo, não vivem no passado e nem se importam com o futuro, vivem o momento presente, expressam o que sentem, são sensíveis para o amor. Nossa tendência natural é essa, apreciar a vida, jogar, explorar, ser feliz e amar.

E o que acontece com o adulto? Do ponto de vista da vítima, podemos dizer que algo triste nos aconteceu e do ponto de vista do guerreiro, podemos dizer que o que nos aconteceu é normal. Deixamos de ser livres porque o grande juiz, a vítima e o sistema de crenças não nos permite ser quem realmente somos. Nossas mentes foram programadas com tanto lixo, deixamos de viver a felicidade.  

A criança ainda existe dentro de você, quando você se diverte, quando se desprende do passado e do futuro, seu “eu” verdadeiro aparece, você fica como uma criança. Fazemos muitas coisas para agradar aos outros e raramente fazemos coisas para agradar a nós mesmos, a maior parte de nós está completamente domesticada e nem ao menos tem a consciência de não ser livre.

Você pode buscar uma forma de criar e transformar seu sonho pessoal. Ser tolteca é uma forma de viver, um tolteca se torna sábio, selvagem e livre outra vez.

Os toltecas comparam o caminho para a transformação a partir da libertação do que chamam de parasitas – o juiz, a vítima e o sistema de crenças – um parasita que invade a mente humana e se alimentam de emoções negativas produzidas pelo medo. Os parasitas controlam sua mente e seu sonho pessoal.

Escolher o caminho da mudança nos dá a dignidade de sermos guerreiros e nos assegura que não seremos vítimas inocentes de nossas emoções frívolas ou do veneno emocional dos outros.

O mundo é muito bonito e maravilhoso, viver pode ser muito fácil quando o amor é sua forma de vida. O amor em ação produz felicidade. Estamos acostumados a viver em sofrimento, o sofrimento o faz sentir-se seguro porque você o conhece bem. Mas não existe motivo para sofrer. A felicidade é uma escolha assim como o sofrimento.

O autor diz que sua escolha é ser feliz e te pergunta – qual é a sua?

Conheça melhor todos os compromissos, clicando nos links abaixo:

Introdução – Processo de domesticação do homem
1º Compromisso – Seja Impecável com a sua palavra
2º Compromisso – Não leve nada para o lado pessoal
3º Compromisso – Não tire conclusões
4º Compromisso – Dê Sempre o melhor de si
Conclusão: Caminho Tolteca para a Liberdade

Capa: Unsplash

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta