Livro: Os Quatro compromissos – Dom Miguel Ruiz

por Mª Aparecida Costa

O livro da filosofia tolteca

Introdução – Processo de domesticação do homem

Li este livro por indicação de um amigo. Reli, fiz anotações, revi conceitos. Este resumo nasce como uma forma de sintetizar o conteúdo e criar um mini guia para consultas rápidas – convite para revisitar o livro tantas vezes quantas forem necessárias e enveredar no processo de autoconhecimento.

O livro é baseado na filosofia dos toltecas, povo que viveu há milhares de anos no Sul do México onde eram conhecidos como “homens e mulheres de sabedoria”, e chama a atenção para os valores e crenças que aprendemos na vida social, na família e nas instituições.

Não escolhemos nossas crenças, todos os valores sociais já existiam antes de nascermos. O autor chama este processo de “domesticação”, aprendemos como viver, ser, sonhar, a julgar a nós e aos outros, os comportamentos femininos, masculinos. Somos treinados através do castigo e da recompensa. A recompensa provoca uma sensação boa e passamos a agradar a todos para recebe-la.

O medo de ser rejeitado é tão forte que com o tempo passamos a ser o nosso próprio domesticador. Criamos um juiz interno, o pior juiz que já existiu, que julga nossas próprias ações. Existe em nós também uma outra parte que é julgada: a vítima. Com este papel, carregamos culpa, responsabilidade, vergonha.

Por mais que estas crenças estejam erradas, viver de acordo com elas nos deixa seguros, e é preciso muita coragem para desafia-las. Confiamos no que acreditamos mesmo que isto nos cause sofrimentos.

É como se vivêssemos em meio a um nevoeiro que dificulta nossa visão, a isto os toltecas chamam de mitote.

Para melhorar a qualidade de vida é preciso ter consciência de como estas crenças operam dentro de nós e buscar formas de revê-las. A partir da filosofia tolteca, o autor propõe repensar estes compromissos e estabelecer consigo, quatro acordos poderosos.

Vamos detalhar um pouco cada um destes compromissos. Para saber mais, clique em cada um dos links abaixo:

Introdução – Processo de domesticação do homem
1º Compromisso – Seja Impecável com a sua palavra
2º Compromisso – Não leve nada para o lado pessoal
3º Compromisso – Não tire conclusões
4º Compromisso – Dê Sempre o melhor de si
Conclusão: Caminho Tolteca para a Liberdade

Fonte:
Livro: Os Quatro compromissos
Editora: Revista
Autor: Dom Miguel Ruiz
Ano: 2011
Número de páginas: 110

Capa: Aaron burden – Unsplash

Talvez você também goste...

3 comentários

Deixe uma resposta