Fátima Campelo – Disciplina e determinação para a perda de peso aos 57 anos

por Mª Aparecida Costa

Esperamos grandes feitos das pessoas – e um dos maiores é viver bem e de acordo com as possibilidades de cada um. Reinventar a vida depois dos 50 anos é um feito que merece destaque.

Como é o caso da Fátima Campelo, de Saquarema – RJ que aos 57 anos precisou rever o conceito de beleza que a acompanhou durante a vida, sua autoestima e a forma como selecionava os alimentos em suas refeições.

Quem é Fátima Campelo? É uma menina que nasceu enorme, com quase cinco quilos, cresceu “gordinha” e sempre considerou elogio quando as pessoas diziam – Nossa, como ela é gordinha!

Na mocidade, comecei a perceber como um problema quando não conseguia comprar roupas. Precisava mandar confeccionar peças maiores mas isto não afetava minha autoestima.

Nunca olhei para uma pessoa magra desejando ter aquele corpo. Sempre me achei linda e maravilhosa. Mas chegou um momento em que o peso começou a prejudicar a minha saúde e qualidade de vida.

Começaram os problemas. Aos 35 anos estava com artrose, problemas no joelho e nas pernas. Os médicos sempre a orientavam para perder peso.

Na época, procurei médicos e nutricionistas, descobri e tratei o hipotireoidismo, mas nem assim conseguia emagrecer. Perdia 1 quilo a cada dois meses. Um dia decidi pedir demissão porque o caminho de casa ao trabalho estava se tornando insuportável. Passei a fazer o trajeto de bicicleta porque ir a pé me dava a sensação de estar remando!

Em um momento de descanso, enquanto pensava na forma como falaria com a senhora que eu cuidava, percebi o que estava fazendo com a minha vida. Foi como uma luz que me fez tomar a grande decisão da minha vida. Se para viver preciso emagrecer, tenho que rever minha alimentação a partir de agora!

Fátima hoje tem 60 anos, trabalha como cuidadora de idosa aos finais de semana e há três anos modificou totalmente sua forma de ver o corpo e a sua alimentação.

Antes eu não estava aguentando a dor e o desânimo, hoje me sinto leve e disposta. Minha autoestima mudou. Sinto-me feliz com menos 26 quilos!

Na noite que decidi modificar minha alimentação comecei a pesquisar na internet e resolvi: Não como mais doces, pão, refrigerantes, massas e outros alimentos que percebo não me fazer bem.

Até hoje não sinto vontade de comer o que não devo. Modificou dentro de mim o gosto alimentar, realmente fiz uma reeducação alimentar. Adotei uma alimentação mais equilibrada com saladas cruas, batata doce, café sem açúcar (sem nada), ovos, carnes magras, verduras e frutas. Melhorei totalmente do desanimo. Eu que nem conseguia mais varrer uma casa, agora trabalho com disposição e alegria.

Tomo muita água. Não saio sem a minha garrafinha. Aprendi receitas novas e mais saudáveis. Preparo pão caseiro com farinha de amêndoas e outras delicias menos calóricas.

Tirei uma boa parte do peso de cima do meu joelho. Hoje sou aposentada e continuo trabalhando. Vivo feliz, animada e adoro tirar fotos.

Pão de farinha de Amêndoas

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 1 colher de farinha de amêndoa;
  • 1 colher de farinha de linhaça
  • 1 colher de requeijão
  • 1 pitada de fermento em pó

Modo de Preparo

Misturo todos os ingredientes e o preparo na frigideira ou microondas. Depois é só degustar!

Foto de Capa: Fátima e suas irmãs Luciana e Maria

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta