Câncer de Próstata – Antes Prevenir que Remediar

por Mª Aparecida Costa

Antonio Luiz, grande amigo encontra-se em recuperação de cirurgia para retirada de um tumor na próstata. Claro que ficamos apreensivos e solidários com os momentos em que ele está passando, entre sondas, drenos, afastamento temporário do trabalho e do convívio social.

Porém, o quadro não é de dor ou sofrimento. Aproveita o descanso para ler, pesquisar e repensar com otimismo a vida e todas as chances de aprendizado, incluindo novas formas de se relacionar sexualmente.

Enfrenta o tratamento e suas consequências com a mesma coragem que o permitiu manter hábitos saudáveis, incluindo consultas de rotina com médico urologista há mais de 15 anos. Seu diagnóstico foi bem precoce o que aumenta as chances de cura e minimiza as consequências do tratamento.

Estudos comprovam que 90% dos casos de câncer de próstata diagnosticados e tratados no estágio inicial como no caso de Antonio Luiz evoluem para cura.

O câncer de próstata aparece de forma silenciosa, sem sinais ou sintomas, o que aumenta os riscos para a vida do homem. Há tumores mais agressivos que podem se espalhar para outros órgãos antes mesmo de serem detectados.

Estima-se que no Brasil teremos cerca de 68 mil novos casos de câncer de próstata entre 2018 e 2019. A cada 10 homens com a doença, nove tem mais de 55 anos de idade.

A Campanha do Novembro Azul surge como uma forma de estimular a cultura de saúde preventiva entre os homens. Muitos adiam qualquer visita ao médico, há aqueles que só procuram ajuda quando não aguentam mais.

É importante desmistificar! E estimular os homens para a prevenção do câncer de próstata e de sua saúde em geral!

Antonio Luiz

É hora de mudar este quadro, melhorar a prevenção, reduzir o impacto do câncer de próstata e melhorar cada vez mais a expectativa de vida para os meninos. Afinal, quem não quer viver mais um tantão?

Prevenção do Câncer de Próstata

  • Mantenha hábitos saudáveis;
  • Evite ganhar peso com dieta pobre em alimentos gordurosos;
  • Pratique regularmente a atividade física de sua preferência – Atividades simples como levar o dog para passear, deixar o carro e fazer um trajeto de bicicleta ou a pé, preferir escadas ao elevador contribuem para a saúde física como um todo;
  • Evite bebidas alcoólicas;
  • Não fume.

Exames investigativos

Toque prostático

É um exame simples, rápido e indolor em que o médico introduz um dedo, protegido por luva no reto, e consegue avaliar a saúde da próstata. Precisamos encarar a realidade do exame e nos libertarmos de todo preconceito em torno dele.

PSA

Exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – antígeno prostático específico (PSA).

Biópsia

Indicada para casos que sejam encontrados alguma alteração no PSA ou toque retal. É um exame necessário para confirmar a doença.

Para saber mais

Oncoguia

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta