Intolerância à lactose. Será que eu tenho?

por Edina A T Trovões

É comum encontrarmos produtos alimentícios “SEM LACTOSE” nos supermercados, mas consumir esses produtos sem necessidade pode ser prejudicial à saúde.

Esses produtos são destinados apenas para as pessoas que são intolerantes a lactose, pessoas que passam mal quando comem alimentos que contêm lactose, que é o açúcar presente no leite e seus derivados.

Caso você não seja intolerante a lactose e consuma esses produtos, corre o risco de passar a ser intolerante por uma nova adaptação do seu corpo e sofrer com os sintomas desse problema.

A lactose precisa ser digerida (quebrada em partes) para ser tolerada e absorvida pelo intestino, mas para isso necessita da ação da enzima lactase. Essa enzima quebra a lactose em duas partes, a glicose e galactose que são absorvidas e utilizadas pelo corpo para produção de energia.

O que é ser intolerante a lactose?

É quando o corpo não consegue fazer a digestão da lactose por não produzir, ou produzir em quantidade insuficiente a enzima lactase. Esse açúcar, a lactose presente no intestino sem ser digerido causa desconfortos e mal-estar. Entre os sintomas mais comuns, temos: aumento do movimento intestinal, diarreia, dores abdominais, flatulência com distensão do abdome. A gravidade e duração desses sintomas depende da quantidade de lactose ingerida e da tolerância individual de cada um.

Algumas pessoas suportam consumir pequenas quantidades de alimentos contendo lactose sem passar mal, mas sofrem com grandes quantidades. Usualmente são toleradas pequenas quantidades de lactose, até 5 g por dose de alimento.

Outras pessoas, mesmo sem produzir a enzima lactase não apresentam sintomas, por possuírem uma microbiota intestinal capaz de suportar a presença da lactose.

Uma quantidade excessiva de lactose sem digerir no intestino agride os micro-organismos da microbiota desencadeando uma disbiose, que pode aumentar a permeabilidade intestinal, permitindo que substâncias que deviam ficar no intestino passem para a corrente sanguínea, causando também sintomas extra intestinais, como alteração do sono, enxaqueca, dores musculares, nas articulações, entre outros.

Como saber se é intolerante a lactose?

Somente o médico pode dizer com precisão se você é intolerante a lactose ou não.

Ele irá fazer perguntas e solicitar exames que confirmam o diagnóstico. Outros alimentos fermentescíveis, quando consumidos em excesso podem provocar sintomas parecidos com os descritos acima e isso não significa que você é intolerante a lactose.

Dentre os exames que detectam a intolerância à lactose o mais utilizado é o teste sanguíneo parecido com o de glicemia, onde o sangue é colhido após consumir uma dose de lactose.

Existem outros testes, como o teste respiratório com hidrogênio expirado ou biópsias de duodeno para avaliar a atividade da lactase, mas isso fica a critério do médico.

Atenção

Antes de consumir ou não produtos SEM LACTOSE, consulte um médico.

 Isso será importante para todos, tanto para aqueles que SÃO intolerantes e não sabem e, portanto, acabam sofrendo com os sintomas, como para aqueles que NÃO são, mas que podem acabar se tornando por erro na escolha do alimento, muitas vezes por acharem que esses produtos são mais saudáveis ou convenientes.

Edina Aparecida T. Trovões
Nutricionista CRN3-1579 –
E-mail: [email protected]

Capa: Imagem de stefamerpik no Freepik
Publicada inicialmente em Revista City Penha

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta