Margarina com nova formulação – Ano Novo com Novidades!

por Edina A T Trovões

A forma de produzir margarina está sendo modificada. Até então, preparada a partir de óleos vegetais hidrogenados, agora será produzida através do processo de interesterificação.

Mas por que isso?

O motivo é que foi descoberto que as margarinas produzidas através da hidrogenação dos óleos, não fazem bem para a saúde. A hidrogenação transforma os óleos vegetais em gorduras sólidas, mas acaba modificando a estrutura da gordura para TRANS que é altamente prejudicial ao coração e à saúde de uma forma geral.

A gordura Trans também conhecida como gordura vegetal hidrogenada é muito utilizada na produção de alimentos industrializados pois proporciona consistência, maciez, sabor agradável e aumenta o prazo de validade desses produtos.

Além da margarina é encontrado na pipoca de micro-ondas, nas batatas chips, nos sorvetes, nos congelados prontos para fritar, nas bolachas, nos pães industrializados, entre outros.

Em dezembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decretou que até 2023 todos os alimentos industrializados devem estar livre de gordura Trans, a fim de proteger a saúde da população.

Já sabendo disso a indústria de alimentos procurou novas estratégias para substituir a gordura Trans na composição dos seus produtos, mas mantendo a maciez, sabor e conservação dos alimentos e com baixos custos de produção.

Portanto, uma dessas estratégias é substituir a gordura Trans por gordura interesterificada.

O que é interestificação?

É um processo químico ou enzimático que modifica as moléculas da gordura e do óleo. Este processo pega um tipo de gordura e um tipo de óleo e rearranja seus ácidos graxos e aparece uma nova forma de gordura, que é a interestificada.

Por exemplo: rearranja o óleo de palma (que contêm gordura saturada/ruim) com o óleo de soja (gordura poli-insaturada/boa) e se obtém uma gordura interestificada. Não existe um padrão de mistura, as indústrias de alimentos ao redor do mundo utilizam diferentes tipos de gorduras e óleos como matérias-primas para produzirem as suas gorduras interesterificadas.

O resultado é um creme vegetal de aspecto semissólido, resistência ao calor, estável à rancificação e com baixos custos de produção.

Gordura Interesterificada faz mal à saúde?

Ainda não sabemos! Estão sendo estudados os efeitos delas sobre a saúde, principalmente do coração.

Sabemos que existem óleos bons e gorduras ruins para o coração. Logo, dependendo dos tipos de óleos e gorduras que serão utilizados na produção da gordura interesterificada pode ser maléfico ou não à saúde do coração e das coronárias.

Não há como os estudos compararem os efeitos dessas combinações sobre a saúde das pessoas pois muitos produtos não contêm ainda informação clara em seus rótulos sobre os tipos de óleos e gorduras que foram utilizados.

Conclusão

Parece que houve um avanço na qualidade das margarinas e dos alimentos ultraprocessados com a substituição do uso da gordura Trans pela gordura interesterificada, mas ainda existem muitas dúvidas a respeito de seus efeitos na saúde.

Então, por precaução é recomendado reduzir o consumo de alimentos que usam esse tipo de gordura, como as margarinas, bolachas, batatas chips, pipoca de micro-ondas, alimentos congelados ou pré-preparados, ou seja, os ultraprocessados.

 Edina Aparecida T. Trovões
Nutricionista CRN3-1579
E-mail: [email protected]

Capa: Imagem de azerbaijan_stockers no Freepik
Matéria publicada inicialmente em Revista City Penha

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta