Conheça as qualidades nutricionais entre os tipos de carnes

por Edina A T Trovões

Existem vários tipos de carnes. Todas de origem animal e fontes de nutrientes essenciais para a saúde, o que acontece é que dependendo do tipo da carne, do corte, das características próprias da espécie, do tipo de criação e alimentação do animal, sua composição nutricional pode variar, para melhor ou não.

Temos habitualmente para consumo, a carne bovina, suína, de aves e peixes.

Todos os tipos de carnes são fontes de proteínas de excelente qualidade, fornecendo aminoácidos essenciais para a saúde, ou seja, aqueles que o corpo não consegue produzir e precisam ser obtidos através da alimentação. Fornecem vitaminas do complexo B, principalmente a B12 e minerais como ferro e zinco, além das gorduras.

As vitaminas do complexo B agem sobre o metabolismo da glicose fornecendo energia para o corpo. A vitamina B12 é essencial para produção de novas células e principalmente para a integralidade das células do sistema nervoso. O ferro previne anemia e o zinco fortalece a imunidade. As gorduras são fontes de energia, isolante térmico e veículo de vitaminas A, D E e K.

A atenção está no tipo da gordura onde as saturadas devem ser evitadas pois afetam a saúde do coração e por isso devem ser consumidas com moderação.

As diferenças nutricionais nesses tipos de carnes estão nas quantidades encontradas desses nutrientes, nos diferentes tipos de cortes.

As carnes vermelhas, que são as bovinas, suínas e caprinas, possuem maior quantidade de ferro, vitamina B12 e gordura saturada.

A carne de suínos tem maior quantidade de vitamina B1 do que as demais. Essa vitamina atua no metabolismo energético. Ao contrário do que muitos pensam, é um alimento saudável, basta prestar atenção na quantidade de gordura saturada contido no tipo de corte escolhido. Lombo e paleta são as mais recomendadas.

As carnes brancas são as de aves e peixes. Ambas são de mais fácil digestão e devem ser usadas com maior frequência do que as carnes vermelhas.

As aves apresentam a mesma gordura saturada que as carnes vermelhas, com a diferença que, dependendo do corte, essa quantidade é reduzida pela metade, o que é extremamente recomendado.

Os peixes, principalmente o salmão e sardinha, são fontes da chamada gordura boa, o ômega 3. Eles fornecem mais fósforo do que outras carnes e magnésio que juntos são importantes para a saúde dos ossos e do sistema nervoso.

A quantidade de calorias depende das quantidades de proteína e de gordura contidas na carne, o que varia conforme o tipo de corte:

Adaptado, TBCA (Tabela Brasileira de composição de alimentos) 2020
Adaptado, TBCA (Tabela Brasileira de composição de alimentos) 2020

Edina Aparecida T. Trovões
Nutricionista CRN3-1579
[email protected]
Fone: (11) 2307-1551

Imagem de Welcome to all and thank you for your visit ! ツ por Pixabay
Matéria publicada inicialmente em Revista City Penha

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta