Hidratação e Desidratação

por Edina A T Trovões

Fique atento aos sinais e sintomas  

Devemos ingerir em torno de 30 ml de água para cada quilo de peso, diariamente. Se você pesa 60 kg deve beber 1800 de água/dia, caso pese 85 Kg então esse volume será de 2500 ml água/ dia. Calcule a sua necessidade e procure beber essa quantidade todos os dias, acompanhado de uma alimentação variada e colorida. Muitas vezes a falta de minerais, como sódio, potássio, magnésio e cloro dificultam o metabolismo da água.

Sem água e minerais, nosso corpo adoece e pode chegar à morte.

Veja o que a desidratação pode fazer no seu corpo:

  • Dor de cabeça leve a moderada e mal estar geral
  • Náuseas e vômitos
  • Perda de energia e sensação de cansaço, irritação e sonolência
  • Diminuição da performance durante o exercício
  • Cãibras
  • pressão baixa – comum no verão, o calor dilata os vasos sanguíneos e assim fica mais difícil o sangue que circula nas pernas voltar para o coração, isso na maioria das vezes, melhora com uma melhor hidratação.

Dependendo da idade e sexo o corpo apresenta 50 a 75% do seu peso em água. Essa quantidade varia de acordo com as perdas e reposições. Perdemos líquidos diariamente e naturalmente através do suor, urina, respiração e fezes.

Uma curiosidade:

Pessoas muito obesas podem chegar a apresentar apenas 25 ou 30% de água em relação ao seu peso corporal (o tecido gorduroso apresenta menos água) por isso não se justifica o uso de diuréticos para emagrecer, visto que irão perder mais líquidos e não gordura.

Devemos ficar atentos a perdas extras de líquidos que ocorrem nos dias de sol intenso, na folia do carnaval e na prática de exercícios físicos onde transpiramos mais que o normal.

Para se ter uma idéia normalmente eliminamos 850 ml de água na transpiração, nos dia quentes com prática de exercícios físicos ou pulando carnaval, esta perda pode chegar a 5.000 ml.

Os sinais mais comuns de um corpo desidratado são:

  • Lábios secos e rachados.
  • Língua seca e mais esbranquiçada.
  • Os olhos ficam fundos, meio encovados.
  • Diminui o volume de urina
  • A pele perde a elasticidade.

Vale lembrar, também, que nos dia quentes os alimentos se estragam mais facilmente (se ficarem fora da geladeira) e se consumidos podem causar diarréia e assim levar a mais perda de líquidos.

Aquela cervejinha gelada, que parece matar a sede, na verdade provoca mais perda de liquido visto que o álcool leva a desidratação ao inibir a secreção do hormônio antidiurético responsável por controlar a saída de água do sangue para a bexiga.

A solução é beber muito liquido para repor as perdas e manter o corpo hidratado, mas estamos falando de água, sucos naturais e água de coco. Lembrar que os dois últimos têm calorias e poderão ajudar a ganhar peso.

Não vale a pena matar a sede com refrigerantes, bebidas gaseificadas e sucos artificiais (com ou sem açúcar) estes produtos possuem aditivos que podem causar alergias e gastrite, além disso, esses tipos de produtos acabam exigindo um grande esforço do corpo para purificar e limpar todas essas substâncias maléficas.

Para se cuidar e evitar a desidratação, preste atenção nestas orientações:

1 – Lembre-se de beber água, não devemos esperar ter sede para começar a tomar água. Quando sentimos sede já estamos levemente desidratados

2 – Se for praticar atividade física, fique atento à necessidade de tomar ainda mais água.

3 – Em dias quentes tomar uma dose extra de água.

4 – Observe sua urina. Quando a urina adquire uma tonalidade muito escura, é sinal que o organismo está economizando água.

5 – Consuma alimentos ricos em água. Vegetais e frutas contem liquidos e importantes minerais além de ajudarem na hidratação, esses alimentos costumam ter menos calóricos que os demais, colaborando para a boa forma.

6- Para evitar diarréia, lave sempre as mãos antes de preparar refeições; mantenha os alimentos na geladeira, e preste atenção aos prazos de validade dos mesmos. Lave frutas e verduras em água tratada e corrente.

7- Caso perceba algum dos sintomas de desidratação em qualquer pessoa, faça o soro caseiro e ofereça um copo por hora: misture em um litro de água (mineral, filtrada ou fervida) uma colher (café) de sal e uma colher (sopa) de açúcar.

O soro caseiro pode ser usado para combater a desidratação em casos de intoxicação alimentar, insolação, diarréia ou vômitos.

Para os praticantes de esportes ou foliões do carnaval, vale essa dica adicional:

  • Beber de 250 a 500 ml de água 2 horas antes do início
  • Depois ir bebendo água a cada 15 ou 20 minutos.
  • Caso o exercício ultrapasse uma hora, então usar bebidas que contenham carboidratos e sódio a temperaturas entre 15 a 22ºC (evite bebidas muito geladas).

Você sabia?

Que as bebidas isotônicas só são indicadas quando se perde de 3% ou mais de peso corporal, ou seja, em casos sérios de desidratação, não as use sem necessidade.

Edina Aparecida Tramarin Trovões
Nutricionista – CRN3-1579
e-mail: [email protected]

Matéria Publicada Revista City Penha
Capa: Imagem de Manuel Darío Fuentes Hernández por Pixabay

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta