Essencial ou exagero! Dicas sobre alimentação contra a gripe

por Edina A T Trovões
publicado em: atualizado em:

Com a chegada do inverno aumentam os casos de gripes e não é de se estranhar, pois nos dias frios alguns fatos e comportamentos favorecem a instalação desse vírus no nosso corpo:

  • O frio inibe a movimentação dos cílios presentes nas narinas e vias respiratórias. Esses cílios filtram o ar que respiramos bloqueando a entrada de vírus e outros microrganismos. No frio os vírus acabam entrando no corpo com mais facilidade.
  • Diminuiu a vontade de comer frutas e legumes, que são fontes de vitaminas protetoras contra infecção.
  • Aumenta a vontade de comer doces e alimentos gordurosos que favorecem a inflamação e potencializa a doença.
  • Aumenta o sedentarismo. A falta de exercícios físicos diminui a imunidade, aumentando as chances de adoecimento.

Como diz o título, o foco é se prevenir contra a gripe pois caso ela apareça, o que resta é repousar, aliviar os sintomas com chás e medicamentos e observar o estado
geral da saúde.

Manter-se aquecido e praticar exercícios físicos são estratégias importantes na prevenção contra a gripe. No que tange a alimentação, além de uma dieta saudável, veja o que é essencial e o que pode ser considerado um exagero.

Imagem de silviarita por Pixabay

Essencial para prevenção:

  • Própolis: possui ação antibacteriana e antiviral e pode prevenir o aparecimento de constipações, pneumonias, resfriados e doenças do aparelho respiratório.
  • Gengibre: contém gengirol, uma substância anti-inflamatória, imunomoduladora e bactericida. Consuma habitualmente 1 ou 2g da raiz por dia, raspada ou ralada, junto com as refeições.
  • Frutas e legumes: fontes de vitaminas A, C, E e do complexo B, essenciais para a imunidade. Prefira consumir cruas, pois o cozimento destrói parte das vitaminas. Procure consumir 400g por dia entre vegetais de cor verde escura e cor laranja além de frutas variadas, sendo uma cítrica.
  • Probióticos: um exemplo são os lactobacillus presentes nos iogurtes. Aumentam a imunidade protegendo as paredes do intestino contra invasão de bactérias e reduzem infecções no corpo todo.

Exagero:

  • Vitamina C em grandes doses não previne a gripe, apenas diminui sua duração. Consumir mais de 500mg desta vitamina através da alimentação ou de suplementação, reduz sua absorção e aumenta a excreção em pessoas que não possuem carência dessa vitamina. Em excesso pode causar desconfortos e diarreia por ação das bactérias presentes no intestino. A vitamina C não metabolizada acaba sendo excretada pela urina, resultando em aumento da excreção de oxalato e ácido úrico e maior risco de formação de cálculo renal.
  • Balas de mel e gengibre: O excesso de açúcar pode enfraquecer o sistema imunológico e causar a inflamação além do que a quantidade de mel e gengibre em uma bala é insuficiente para produzir efeito benéfico.
  • Selênio: importante para a imunidade e outras funções, precisa ter a ingestão controlada. Usar suplementos em grandes doses e por tempo prolongado acarreta efeitos colaterais. Podem ocorrer náuseas, vômitos, diarreia, perda de cabelo, unhas anormais, fadiga e lesão dos nervos. A necessidade diária é de 55 mcg, encontrada em 3 (15g) de castanhas do Brasil e alguns suplementos ultrapassam muito essa recomendação. Doses de 200 mcg, por curto período ajudam a controlar a infecção.

Essencial e sem exageros contra a gripe seria uma alimentação saudável, vacina e suplementação de vitaminas e minerais só quando necessários.

Edina Aparecida T. Trovões
Nutricionista CRN3-1579
e-mail: [email protected]
Fone: (11) 2307-1551

Matéria publicada inicialmente em Revista City Penha

Capa:Imagem de Clker-Free-Vector-Images por Pixabay

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta