Dar café para criança. Aconselhável ou arriscado?

por Edina A T Trovões

O café é um estimulante natural, rico em cafeína e um dos principais efeitos dessa substância é aumentar o vigor, diminuir a fadiga e o sono.

Esses não seriam, exatamente, um efeito benéfico e aconselhável para crianças, principalmente as menores de 4 anos.

No Brasil, não existem muitas pesquisas sobre as possíveis vantagens e os riscos do consumo de café por crianças.

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da UFMG procuraram essa resposta analisando os resultados de pesquisas sobre esse tema, feitos por outros países. Eles chegaram a seguinte conclusão:

  • A cafeína é a substância psicoativa mais usada mundialmente e está ao alcance de crianças em cafés, chás, chocolates e refrigerantes em vários países do mundo.
  • Verificaram que não é segura a ingestão de bebidas cafeinadas por crianças e adolescentes, sendo que esta não traz benefícios e ainda é capaz de causar diversos efeitos adversos, com o risco inclusive de interferir no desenvolvimento dos sistemas nervoso e cardiovascular, além de poder causar dependência e intoxicação.

Por ser uma bebida apreciada pelos brasileiros não seria de se estranhar que adultos bebam na frente das crianças, despertando a curiosidade e o desejo delas em prová-lo, ou até considerar a espontaneidade de alguns pais ou cuidadores de introduzi-lo no cardápio da criança.

Então, qual seria a melhor idade para oferecer café para criança? No Brasil não existe uma recomendação estabelecida.

No Canadá, o Ministério da Saúde recomenda café para crianças a partir dos 4 anos de idade, sendo que a ingestão máxima de cafeína seria de 2,5 mg /por dia/ por quilo de peso.

Se uma criança pesar, por exemplo, 18 Kg, poderia ingerir no máximo 45 mg de cafeína/dia.

Imagem de StockSnap por Pixabay

À medida que a criança muda de idade e peso, a quantidade de cafeína permitida aumentaria. Baseado no peso médio de crianças daquele país:

  • 45 mg de cafeína/dia para crianças de 4-6 anos.
  • 62,5 mg de cafeína/dia para crianças de 7 – 9 anos
  • 85 mg de cafeína/dia para crianças de 10 a 12 anos Dar para crianças maiores de 4 anos, 50 ml de café completando a xícara com leite já poderia atingir a ingestão máxima de cafeína/dia. Alguns alimentos e o teor de cafeína:
  • Café de máquina (xícara de 150 ml) = 110 – 150 mg de cafeína
  • Chá (xícara de 150 ml – Infusão de 5 minutos) =20 – 50 mg de cafeína
  • Coca-cola (lata 350 ml) = 46 mg de cafeína
  • Energético Red Bull (250 ml) = 80 mg cafeína

A Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda que adolescentes de 12 a 18 anos não consumam mais de 100 mg de cafeína por dia, mas ainda não é claro os efeitos dessa quantidade na saúde dos jovens.

Para adultos saudáveis, a ingestão de cafeína entre 200 a 300 mg e não superior a 400mg/dia é considerada segura. Doses excessiva pode aumentar os batimentos cardíacos, causar dor de cabeça, insônia, aumento da acidez do estomago, refluxo, irritação, nervosismo e dependência além de interferir na absorção de ferro e cálcio.

Para o Dr William J.Warzak, PhD – Professor de psicologia da Universidade de Nebraska, a falta de mais estudos sobre consumo de café por crianças menores de 6 anos é preocupante pois não se sabe quase nada sobre os efeitos da cafeína no desenvolvimento de uma forma geral.

Ele observa grande consumo por adolescentes de bebidas contendo cafeína e que eles necessitam cada vez mais dessas bebidas para sentirem a mesma excitação, simplesmente por se tornarem tolerantes a ela.

Portanto, a cafeína e outras substâncias estimulantes não deveriam ser incluídas na alimentação de crianças e adolescentes, sendo arriscado seu consumo!

Edina Aparecida T. Trovões

Nutricionista CRN3- 1579

E-mail:[email protected] – Telefone: (11) 2307-1551

Capa: Imagem de ATDSPHOTO por Pixabay

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta