Setembro Amarelo – Prevenção do Suicídio

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

Sábio o ditado popular que diz: “A rapadura é doce mas não é mole não”. Assim é a vida, doce e cheia de desafios, que por vezes, parecem intransponíveis.

Apenas ontem tive notícia de 02 conhecidos que se suicidaram. Ambos homens jovens, com trabalhos formais e fotos sorridentes em suas redes sociais.

Fatos assim são mais comuns do que imaginamos. Acontecem em diferentes países e idades, mas quase 80% dos suicídios do mundo ocorrem em países de baixa e média renda. E é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.

Hoje, 10 de Setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. No Brasil o Centro de Valorização da Vida (CVV) criou a partir de 2015 a Campanha do Setembro Amarelo, Como no Trânsito, o Amarelo clama por atenção para esta questão de saúde pública que deve ser priorizada o ano todo.

Especialmente este ano em que a pandemia provoca um aumento das pressões emocionais em meio ao isolamento social. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), indicam que, “uma pessoa ainda morre a cada 40 segundos por suicídio”.

Há uma relação entre transtornos mentais, uso de álcool e suicídio, porém estas não são causas únicas. Vários suicídios acontecem em situação de crise – pessoas vítimas de violência, término de relacionamento, problemas financeiros, dificuldade de lidar com o estresse, doenças ou dores crônicas.

A OMS aponta para um número elevado de suicídio entre pessoas de grupos mais vulneráveis, que sofrem discriminação, como População LGBTQIA+; refugiados e migrantes; indígenas; e pessoas privadas de liberdade.

Os suicídios podem ser evitados. É preciso quebrar o tabu e falar sobre o assunto, conversar sem julgar, ouvir sem crítica, ter empatia com aqueles que passam por momentos de tristeza, ansiedade, solidão, seja familiar, amigos, colegas de trabalho.  

Porém, o  risco de suicídio é uma questão complexa e não basta olhar apenas para questões individuais. Sim, é preciso compreender a necessidade de tratamento para transtorno mental, mas também é preciso um esforço conjunto e integrado de várias áreas da sociedade como saúde, educação, trabalho, agricultura, negócios, justiça, lei, defesa, mídia.

Se são várias as causas, várias serão as formas de prevenção. Observe, permita que as pessoas falem com você, pesquise recursos na sua região. Divulgue o Telefone do CVV – Ligue 188

Organização Mundial de Saúde

Capa: Imagem de Alexas_Fotos por Pixabay

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta