Saiba mais sobre as Praticas Integrativas e Complementares (PICS)

por Mª Aparecida Costa

Desconhecida por alguns, desconsideradas por outros, as PRATICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES (PICS) ganham força e credibilidade entre os brasileiros.

Envolvendo conhecimentos da saúde e da ciência, as PICS diferenciam-se pelo olhar ampliado para o ser humano, para nossa dimensão física, mental e espiritual, incluindo a conexão com o ambiente, com o universo.

Acostumados à uma compreensão de saúde mais assistencial (e muitas vezes medicamentosa), estas praticas ainda são novidade para muitos brasileiros. Para os povos orientais (chineses, japoneses, indianos) algumas são centenárias e até milenares.

Imagem de Welcome to all and thank you for your visit ! ツ por Pixabay

“Quando falo das PICS, destaco que é difícil para as pessoas as adotarem porque elas não fazem parte da nossa cultura. É pratica de outras culturas. Tenho como exemplo a meditação – enquanto no Brasil fazemos curso e nem sempre conseguimos praticar, no Japão e na China as crianças aprendem em casa.

No Brasil, algumas tradições como os chás das avós estão ficando esquecidas, o que causa prejuízos para a saúde da população e perda de saberes importantes.

Maria Gedeilda S. Ferraz – Coordenadora do Centro de Práticas Naturais Ermelino Matarazzo em São Paulo – SP (SUS)”

Em nosso meio, as PICS ganharam popularidade a partir da inclusão de 29 práticas no SUS. Sendo elas: Apiterapia, Aromaterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Bioenergética, Constelação Familiar, Cromoterapia, Dança Circular, Geoterapia, Hipnoterapia, Homeopatia, Imposição de Mãos, Medicina Antroposófica, Medicina Tradicional Chinesa – Acupuntura, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Ozonioterapia, Plantas Medicinas – Fitoterapia, Quiropraxia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Terapia de Florais, Termalismo Social/Crenoterapia, Yoga.

As PICS não substituem o tratamento tradicional, mas evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre estas e a medicina convencional.

Ao longo da minha carreira como Educadora em Saúde Pública me interessei pelas PICS, com a aposentadoria pude conhecer melhor algumas delas. Como aprendiz e voluntária, tenho o privilégio de observar os inumeráveis benefícios que elas trazem à mim e à outras pessoas.

As PICS representam importantes estratégias de Promoção, Prevenção e Tratamento em Saúde e devem ser divulgadas, estimuladas, reconhecidas, respeitadas, ampliadas.

Pesquise por elas, procure em sua região.

Capa: Imagem de Alterio Felines por Pixabay

Para saber mais:

Ministério da Saúde

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta