O poder do Abraço para a qualidade de vida

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

Quisera mil braços ter para mil abraços ofertar e mil abraços receber. O abraço é um ato de reciprocidade em que todas as pessoas envolvidas ganham ao mesmo tempo. É terapêutico e percebemos seu poder de cura quando nos sentimos acolhidos e protegidos nos braços de alguém.

No abraço os braços se alargam, os corações se tocam e sentimos equilíbrio quando nosso corpo físico, mental e espiritual se encharca com a energia de amor e bem querer de uma pessoa amiga. Um abraço de 20 segundos pode ajudar a controlar o estresse, a tristeza e a depressão.

Estudos demonstram que no abraço o corpo relaxa e libera um hormônio chamado ocitocina que contribui para o bem estar, sensação de felicidade, para o desenvolvimento do apego e empatia entre as pessoas.

Se você está sozinho, precisando de um abraço – abrace seu animal de estimação ou durma abraçado com um bichinho de pano ou pelúcia. O abraço, mesmo com um objeto inanimado ajuda a acalmar as preocupações, medos e limpa energias negativas.

O Autoabraço – Ato de Abraçar a si mesmo também é um recurso interessante e pode ser relaxante, reconfortante – especialmente na hora de dormir ou em momentos que você sinta necessidade e não tenha ninguém para abraçar. Ajuda a entrar em contato com seu eu mais íntimo.

O abraço é remédio para aflição, irritação, zanga, mal humor, acidez, desamor, tristeza. E não tem contra indicação! 🙂

Através do abraço podemos relaxar músculos e veias, melhorando o fluxo sanguíneo, o funcionamento do coração, a pressão arterial, o controle da ansiedade, e protegendo o corpo contra doenças como gripes e resfriados.

No silêncio do abraço você demonstra afeto, carinho e cuidado. Abraçar um idoso, permitir que ele permaneça em seus braços é muito importante, especialmente para aqueles que vivem sozinhos e isolados.

O melhor lugar do mundo
É dentro de um abraço
Pro mais velho ou pro mais novo
Pra alguém apaixonado
Alguém medroso

Música de Jota Quest

Como bem diz a música de Jota Quest – não há condições para o abraço. Há abraços inesquecíveis, abraços que curam, há pessoas cujo abraço faz com que você se sinta bem, que mesmo sem proferir uma palavra diz: está tudo bem e tudo vai ficar bem. Há pessoas que te abraçam mesmo de longe, e que você sente o prazer e o amor naquele abraço!

Abraçar uma árvore pode ser um exercício altamente benéfico à saúde: ajuda a eliminar energias negativas, permite a conexão com a natureza e a redução do estresse.

O abraço é utilizado como uma alternativa de tratamento em saúde. A técnica denominada ABRAÇOTERAPIA reconhece que o abraço transmite calor humano capaz de promover apoio emocional. O contato físico através do abraço traz inúmeros benefícios – alivia tensões, fortalece a autoestima e diminui o sentimento de solidão.

O movimento Abraços Grátis nasce com a ideia de promover saúde e prevenir doenças através do contato humano e tem ganho cada vez mais adeptos nas empresas privadas e públicas, em praças, hospitais, clubes no Brasil e no mundo.

Na foto abaixo um momento muito especial da minha vida profissional – trabalhando acolhimento e humanização com outros profissionais de saúde da região onde atuávamos! ❤️

Maria Aparecida, Monalisa e Angela – Assistentes Sociais e Elisabete psicóloga

O abraço entre pessoas libera AMOR e permite fluir energias positivas para o ambiente. Abrace mais, ABRACE SEM MOTIVOS, simplesmente abrace!! Demore-se em cada braço e em cada abraço.

Maria Aparecida Costa

Assistente Social e Educadora em Saúde Pública com especialização em Gerontologia

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta