Conheça duas técnicas de meditação simples e maravilhosas

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

Uma coisa é ter consciência sobre a importância de encontrar um tempo para a meditação, outra coisa é ter disciplina para marcar esse encontro diariamente com você mesmo.

Com a correria do dia a dia acabamos priorizando outros encontros e atividades e adiando o cuidado com o nosso interior. Mas com as técnicas de meditação que descrevemos nessa matéria você vai perceber que é possível incluir a meditação em sua rotina diária.

Acredite você vai viver muito melhor.

Tive o privilégio de participar da Roda de Conversa e Vivência em Meditação no Centro de Práticas Naturais de Ermelino Matarazzo – SP com os professores convidados Vera e Lucia e Ademilson do Espaço Sathya de Guarulhos.

Transcrevo para vocês suas palavras.  Leiam, coloquem em prática esse aprendizado impar:

Para eles:

O objetivo da meditação é silenciar a mente. Observe que seus pensamentos vêm em uma constante, um na seqüência do outro.  Com a prática da meditação você vai aumentando o espaço entre um pensamento e outro, vai percebendo uma brecha, uma pausa entre seus pensamentos.

E com o tempo esses espaços vão aumentando e sua mente vai ficando cada vez mais silenciosa.

A meditação é uma forma de você se conectar consigo mesmo. E isso não é egoísmo. É preciso amar-se em primeiro lugar para poder cuidar do outro. É a busca da consciência. É o momento em que você vai buscar aquilo que você é, as coisas que acredita e gosta.

Você cuida do cabelo, da pele e não cuida do seu interior? O corpo tem que estar em comunhão com o espírito. Você precisa estar sempre se perguntando: Como eu posso ser melhor comigo mesmo? Quem realmente eu sou e o que faço da minha vida?

Nossa maior riqueza é a saúde e o maior patrimônio é o corpo. Nada pode ser mais forte fora que dentro de você.

Na meditação você desacelera, vai para o seu interior e diminui suas expectativas e ansiedades.

Para meditar é importante:

  1. Relaxar

Se você conseguir sentar-se na posição de Lótus (muito indicada para meditação) ótimo, mas se não conseguir você pode sentar-se em uma cadeira. Importante é estar em uma posição confortável e com a coluna ereta.

Você pode meditar deitado, porém nessa posição você pode dormir. Dormir é ótimo, é sinal que você relaxou, mas não é meditação.

  1. Concentrar

Concentre-se em sua respiração e não converse com seus pensamentos. Apenas observe-os, como eles vem e a pausa entre eles.

Sabe aqueles momentos em que você foi em uma floresta ou sentou-se na praia em frente ao mar e você sente como se estivesse fazendo uma limpeza em você? Imagine esse sentimento. Contemple!

Se você gosta de música coloque um som de fundo.

Com a concentração você vai perceber que diminuiu o barulho da mente e essa é uma sensação indescritível.

Inspire e expire observando o movimento do seu diafragma. A medida que pratica vá trazendo a respiração para o seu abdômen.

  1. Técnica de Meditação Vogal

São muitas as técnicas de meditação e uma bem simples é você repetir as vogais em voz alta nessa ordem:

I – E – O – U – A

Inspire, encha os pulmões e vá soltando o ar lentamente enquanto repete as vogais. Concentre-se na respiração, nas vogais e na vibração do seu corpo.

III – EEE – OOO – UU – AAAAAAAAA.

Uma outra técnica muito simples é:

         2. Meditação em movimento

Enquanto fazemos uma coisa, nossa mente  vai listando e planejando a próxima atividade. A mente trabalhando dessa forma acelerada prejudica o que estamos fazendo no momento e contribui para o esquecimento. Você está fazendo as coisas de uma forma automática, não focando sua atenção.

Procure concentrar-se naquilo que está fazendo. O passado já foi e o futuro ainda não chegou. Mesmo daqui a minutos ainda não é presente.

Se você está cozinhando, preste atenção nisso. Se está lendo preste atenção no livro. Se você vai guardar um objeto, observe o que está fazendo. Quando falar com alguém, ouça o que a pessoa diz. Silencie sua mente e concentre-se no presente, na sua ação de cada momento.

O relaxamento e a concentração são os pilares para a meditação.

Pratique a concentração plena em tudo que for fazer e tire todos os dias uns minutos para estar em silencio consigo mesmo.

Comente!!

Apoio

Espaço Satya 

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta