Dicas valiosas para você organizar sua vida financeira

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

Lidar com o dinheiro parece tarefa fácil, mas não é. Manter as contas equilibradas é um desafio diário, especialmente na aposentadoria quando caem os rendimentos e aumentam as despesas.

Ao ler esse título você pode estar se perguntando:

Como falar em equilíbrio financeiro quando a maioria dos brasileiros encontram dificuldades de sobrevivência com os valores da aposentadoria? 

Isso é uma grande verdade – muitos brasileiros aposentados precisam de outras fontes de renda para completar um valor mínimo para sobrevivência, mas também é verdade que o planejamento e a administração financeira fará diferença para os que ganham muito ou pouco.

Exemplo disso são pessoas com boa renda mensal que vivem endividadas, não conseguem organizar os gastos dentro do orçamento. Não estou me referindo à momentos ou situações de dificuldades que passamos na vida, estou falando de pessoas que ao longo da vida gastam mais do que ganham e vivem no vermelho.

Lidar com o dinheiro não é tão simples como um cálculo matemático. Não é apenas somar, dividir, diminuir, multiplicar. Fazer contas é simples.

O dinheiro pode facilitar o acesso à muitos bens e serviços mas também pode encobrir várias dificuldades emocionais, entre elas a compulsão por compras, a dificuldade de lidar com a frustração de ter que esperar para adquirir um item de consumo… Essas dificuldades emocionais podem levar nossa saúde financeira à bancarrota. 🙁

Não podemos misturar estações e situações. Cada uma delas merece um trato e um cuidado especial. Para questões financeiras é necessário mesmo uma calculadora e uma boa dose de consciência de necessidades reais e prioridades na vida.

Para José Bernardo Magalhães,  executivo aposentado e psicanalista, uma das dificuldades é que em nosso pensamento colocamos em primeiro plano as despesas e depois – se sobrar dinheiro, pensamos em investir em poupanças ou outras aplicações. 

É preciso reconciliar-se com a forma de gastar, evitando empréstimos, financiamentos e pagamento de juros e aprendendo a inverter o planejamento financeiro, colocando como item principal o investimento, mesmo que pequeno. “José Bernado”

Aspectos importantes para o equilíbrio financeiro

Faça planos

Fácil é sonhar todas as noites. Difícil é lutar por um sonho.” Essa frase, de autoria desconhecida, nos diz que o sonho motiva e impulsiona a vida, mas que precisamos dimensionar e direcionar esses sonhos de acordo com a nossa realidade. A viagem desejada, a troca de móveis, a reforma da casa, o presente pessoal e tantos outros sonhos (mesmo os mais simples) serão mais palpáveis quanto melhor conseguirmos planejar nossas finanças.

Saia do vermelho

Por mais tentador que seja o limite do cartão de crédito ou do cheque especial precisamos prever a taxa de juros, procurando comprar no limite da nossa capacidade de pagamento e evitando pagamento mínimo de cartão. Em momentos que nos vemos nessa situação é hora de parar, negociar a dívida e recomeçar do zero.

Evite fazer empréstimos

A garantia de pagamento consignado aos aposentados atrai bancos e outras agências de crédito. São muitas as ofertas de empréstimos com menor taxa de juros e uma delas pode chegar em um momento em que estamos ansiosos por terminar algum projeto iniciado e ai mora o perigo. 😀

Todo empréstimo mostra desequilíbrio no planejamento financeiro e seu pagamento diminui a nossa renda, o que dificulta ainda mais a administração do nosso dinheiro.

Há inúmeros aposentados que fazem empréstimos para filhos ou outros membros da família que nem sempre assumem a pontualidade e responsabilidade nos pagamentos. Pagar dívidas dos outros dificulta ainda mais o planejamento das nossas vidas. É preciso pensar nisso!!

Dicas de Planejamento Financeiro

Coloque em planilhas (se tiver familiaridade com o computador) ou crie um caderno de Orçamento / Investimentos / Despesas e o atualize constantemente. Observe o modelo das planilhas abaixo:

Obs.: As planilhas que apresentamos são utilizadas e foram gentilmente cedidas por José Bernardo Magalhães, a quem agradecemos carinhosamente o apoio na escrita dessa matéria. É uma planilha ampla e cada um pode adaptar de acordo com a sua realidade:

Foto 1 – Receitas e Investimentos

Foto 2 – Despesas Fixas

Foto 3 – Despesas Variáveis

Foto 4 – Despesas Extras e Adicionais

Foto 5 – Resumo do Planejamento Financeiro

Agora é com você!! Pense na sua realidade e como é possível melhorar, mesmo que um pouquinho!!

Abraços grandes!!

Por Maria Aparecida Costa

Assistente Social e Educadora em Saúde Pública aposentada pela PMSP

Com especialização em Gerontologia

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta