Aposentar, aposento, assento podem rimar na gramática mas não rimam na vida

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

Sento-me nessa cadeira imaginária que a maturidade proporciona o observo o filme que produzi e dirigi ao longo de meia década. Vejo uma vida produtiva e agitada com o tempo gasto no trabalho e escolhas focadas nas filhas, na família e no cuidado. Orgulho-me desse filme  escrito com base no amor e no que acreditei ser o CERTO e não o mais fácil. Esse é, para mim, o sentido da vida!

Mas, no balançar da cadeira vejo que, como protagonista, vivia cansada, adiando projetos e sonhos, contando as semanas para as férias e os dias para o final de semana. Vivia um adiar constante de encontros e vivências, um desejo crônico de aposentar para descansar e  pautar outros projetos e sonhos tão adiados.

Dias e semanas finalmente passam e você se aposenta. E ai? A quanto anda a sua vida depois dos 50, 60, 70 anos?

O leme do seu barco parece travado para a mesma direção que você o acostumou? Fica procurando tarefas e pessoas para se ocupar? Senta-se na cadeira da vitimização reclamando de não saber o que fazer com a flexibilidade de tempo que você tão ansiosamente aguardou?

Depois dos 50, 60, 70…,  a vida flui de um outro jeito. É hora de mudar o ritmo, a direção do barquinho e redirecionar o foco para cuidar de si mesmo.

Cuidar de si mesmo dá trabalho e demanda tempo. Haja horas do dia que comporte caminhadas, hidroginástica, musculação, preparo de boas refeições, leitura, estudos, visitas à pessoas queridas e receptivas.

Sentir, experimentar, buscar o novo!!

Já não precisamos adiar, apenas planejar de acordo com as escolhas, oportunidades e possibilidades de cada um. Posso comer uma pipoca na pracinha as 14 horas de uma segunda feira e sentir o prazer de vivenciar um momento de liberdade aguardado por tantos anos.

Resgatar amigos distantes, planejar viagens, fazer cursos, artesanatos, dançar, participar de coral, ingressar na faculdade da terceira idade, namorar, passear… 🙂

O mundo é um leque de opções e oportunidades. São tantas e tamanhas que muitas vezes confesso me desorientar diante delas. É preciso retomar todas as manhãs e verificar a direção do barquinho, perguntando-se: quais são os sonhos e projetos para o pós aposentadoria? Com a certeza que cochilos na cadeira de balanço são apenas para momentos de relaxar e saborear a vida.

Não somos seres em decadência, somos seres humanos inacabados e em eterna construção. Devemos estar SEMPRE ávidos de realizações e de projetos. Por mais simples que sejam!! 

Desejo que sua vida possa continuar agitada, sem tempo na agenda para realizar tantas coisas que façam sentido para cada dia dessa nova fase.  Que sinta-se feliz, realizado e carregue o orgulho do dever cumprido!

Que ao acordar recarregue o sorriso no rosto e a gratidão no coração, lembrando que estar leve e feliz é um dos melhores projetos e perpassa qualquer fase da vida!

Por Maria Aparecida Costa

Assistente Social e Educadora em Saúde Pública aposentada pela PMSP

Especialização em Gerontologia

Foto de Capa: 3dman_eu – Pixabay

Talvez você também goste...

4 comentários

Avatar
magalublog 24.mar.2018 - 10:19

Gostei do texto Cida. Você abordou atitudes importantes que devemos tomar nessa fase da vida, mas de uma maneira suave e poética.

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 29.mar.2018 - 06:25

Obrigada querida!! O Viver depois dos 50 estará sempre aberto para você publicar seus textos maravilhosos! <3

Responder
Avatar
Marisa 31.dez.2020 - 10:47

Olá bom dia, tudo bem?
Adorei o texto, perfeito para a fase que estou vivendo.
Ficamos ás vezes nesta dúvida, o que fazer? será que vou passar necessidade?diminui o ganho, mas esquecemos que ganhamos qualidade de vida, mais tempo para fazermos coisas prazerosas, tudo com o seu devido tempo .
O texto abriu várias janelas.
Gratidão.

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 06.jan.2021 - 13:26

Que bom que tenha se identificado, Marisa! Ficamos realmente felizes com isto. Este é a nossa principal recompensa. Baijão!

Responder

Deixe uma resposta