Ora-pro-nóbis, uma excelente fonte de proteína vegetal

por Edina A T Trovões

Saiba um pouco mais e como utilizá-la!

Ora-pro-nóbis, que em latim significa “orai por nós”, já diz um pouco sobre essa planta alimentícia de alto valor nutricional e medicinal. Super indicada para alimentação do ser humano, está sendo explorada pela indústria alimentícia e farmacológica graças a suas propriedades.

A Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata Miller) é uma hortaliça nativa brasileira e que faz parte do grupo das Plantas Alimentícias Não Convencionais-PANC.

De fácil cultivo, se propaga rapidamente, apresenta baixo risco de ser atacada por doenças e pragas, sobrevive bem a longos períodos de seca, chuvas contínuas e geadas brandas. Com toda essa resistência fica fácil entender a força dessa planta.

Trata-se de um arbusto, uma planta menor que uma árvore com estrutura semi-lenhosa de galhos encorpados e rígidos e que se comporta como uma trepadeira. É encontrado no Sul, Sudeste e nordeste do país.

Apresenta algumas variações, o que difere uma das outras é basicamente a cor das flores.

Conhecida por ser rica em proteínas de boa qualidade é chamada de “carne de pobre”. Contêm entre 22 a 27% do seu peso em proteína bruta.

Só para ilustrar, uma pessoa adulta pesando 70 kg necessitaria de 56 a 70 g de proteínas por dia. Em 100 g de ora-pro-nóbis (que pode ser facilmente consumida) encontramos 22 a 27 g; uma quantidade que atende parte das recomendações.

Além disso, contém ferro, cobre, zinco, manganês, potássio, magnésio, vitaminas A e C. Por isso essa planta favorece a formação e regeneração dos músculos, sangue e pele. Fortalece o sistema imunológico, nervoso, cardiovascular, protege contra o câncer e é antienvelhecimento.

Possui grande quantidade de fibra insolúvel e por isso fornece inúmeros benefícios:

  • Aumenta o bolo fecal ajudando o intestino funcionar regularmente.
  • São alimentos para as bactérias do bem presentes na flora intestinal. Vale lembrar que essas bactérias, quando bem nutridas, produzem um nutriente que não são encontrados nos alimentos e são importantes para prevenir doenças como: câncer de cólon, hemorroida e divertículos, estamos falando dos ácidos graxos de cadeia curta.
  • Previne e controla diabetes
  • Reduz a absorção de gordura saturada e colesterol, protegendo a saúde do coração.
  • Aumenta a saciedade, sendo muito útil em dietas de emagrecimento. Tem folhas carnosas de sabor discreto e suculento. O caule, com generosos espinhos não é comestível, mas todo o restante da planta é utilizado:
  • Os frutos podem ser usados para sucos, geleias, mousse e licor (Folhas brancas miolo amarelo)
  • As folhas jovens (sem espinhos) são usadas para saladas, salteadas puras, com carnes, omeletes, tortas e polenta. As folhas secas podem ser adicionadas a sucos, vitaminas, sopas, pães e salgados. Confere cor verde para massas. Recomenda-se não picar as folhas para não soltar a baba.
  • As flores enriquecem e enfeitam saladas, farofas e outros pratos.

Na medicina popular é utilizada para amenizar processos inflamatórios e para a recuperação da pele em casos de queimadura, entre outras aplicações.

A ora-pro-nóbis é uma planta originariamente Brasileira, como o milho e a mandioca. Atualmente utilizamos mais os alimentos introduzidos pelos nossos colonizadores, quem sabe poderíamos valorizar mais nossa alimentação nativa.

Edina Aparecida T. Trovões

Nutricionista CRN3- 1579

Email: [email protected]

Talvez você também goste...

6 comentários

Avatar
Isabela Adelaide Fischer 15.mar.2020 - 07:56

Eu tenho a planta ,não sabiá que podia comer as flores também.

Responder
Avatar
Rita de Cassia Jacynto Merino 16.mar.2020 - 04:55

Conteúdo esclarecedor.Grata

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 16.mar.2020 - 05:54

Que bom que você gostou, querida! Temos outros textos que podem ser úteis a você. Dá uma olhada por aqui! Abração!!

Responder
Bolo de Ora-pro-nóbis | Viver Depois Dos 50 19.mar.2020 - 05:44

[…] Alimentação Saudável […]

Responder
Avatar
Josue Santana Cerqueira 10.out.2022 - 20:50

Muito Bacana! costumo tomar no suco pela Manhã é muito boa essa planta Parabéns Edna pela Matéria.

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 14.out.2022 - 17:26

Que bom que você gostou! Temos outras matérias da nutricionista Edina Trovões. Participe sempre!!
Grande abraço!

Responder

Deixe uma resposta