Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson

por Mª Aparecida Costa

11 de Abril marca o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, a segunda doença neurodegenerativa mais comum na população mundial, sendo superada apenas pelo Alzheimer.

Esta é uma doença neurológica que afeta os movimentos da pessoa, causando tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita.

A Doença de Parkinson ocorre em decorrência da degeneração das células responsáveis pela produção da dopamina –  substância que conduz as correntes nervosas (neurotransmissores) ao corpo.

A falta ou diminuição da dopamina afeta os movimentos provocando os sintomas associados ao Parkinson. Seu diagnóstico é feito com base na história clínica do paciente e no exame neurológico. Não há um teste específico para o seu diagnóstico.

Geralmente a evolução dos sintomas são: aumento gradual dos tremores, maior lentidão de movimentos, caminhar arrastando os pés, postura inclinada para a frente.

A lentidão de movimentos é, talvez, o maior problema para a pessoa com a doença de Parkinson, embora esse sintoma não seja notado por outras pessoas. Uma das primeiras coisas percebidas pelos familiares é que o doente demora mais tempo para fazer o que antes fazia com maior desenvoltura como, banhar-se, vestir-se, cozinhar, escrever.

Outros sintomas podem estar associados ao início da doença: rigidez muscular, redução da quantidade de movimentos, distúrbios da fala, dificuldade para engolir, depressão, dores, tontura e distúrbios do sono, respiratórios, urinários.

A progressão é muito variável e desigual entre as pessoas. Em geral, o curso da doença é vagaroso, regular e sem rápidas ou dramáticas mudanças. Não existe cura para a doença, porém, ela pode e deve ser tratada, não apenas combatendo os sintomas, como também retardando o seu progresso.

Estima-se que no Brasil 200 mil pessoas são acometidos com a Doença de Parkinson. A cura ainda não foi alcançada, mas há estudos em nível experimental que buscam alternativas de tratamento e até mesmo a cura, por enquanto a grande arma da medicina são: diagnóstico precoce, medicamentos, trabalho da equipe multiprofissional.

Para saber mais:

Blog da Saúde

Fonte: Boletim Informativo – CPN Notícias – Centro Práticas Naturais São Mateus São Paulo – SP

Foto: MS

Talvez você também goste...

2 comentários

Darcy Santana 18.abr.2021 - 13:32

Blog interessantíssimo. Assuntos diversos!
Parabéns Maria Aparecia Costa. A crônica Porque te calas?menina mulher
me emocionou. Estou aguardando a próxima!

Responder
Mª Aparecida Costa 20.abr.2021 - 08:27

Obrigada Darcy. Este assunto é tão importante, não é? Os índices de violência contra a Mulher crescem a cada dia, lamentavelmente.
Um grande abraço!

Responder

Deixar um Comentário