Os homens precisam aprender com as mulheres

por Ivalter Junior
publicado em: atualizado em:

Por Ivalter Junior

O envelhecimento da população é um fenômeno mundial e no Brasil não é diferente, temos dados interessantes no censo de 2010, que o número de mulheres e maior que o de homens com idades superiores a 60 anos e que as mulheres estão vivendo mais.

Questões socioeconômicas ligadas ao envelhecimento e características de gênero, mostram, de um lado homens que não se prepararam tanto para a velhice e para o período pós aposentadoria e do outro lado mulheres que muitas vezes além de trabalhar fora, popularmente dizendo, também trabalharam muito cuidando da casa, da família e muitas vezes sendo, inclusive provedora do lar.

Observamos que na fase da velhice, a mulher passou a desfrutar e fazer coisas que não fez durante a sua vida, muitas vezes devido a cargas horárias de trabalho, duplo inclusive. Agora a mulher se permite ir a clubes, reuniões sociais, viajar, fazer cursos, entre outras atividades.

Imagem de Welcome to all and thank you for your visit ! ツ por Pixabay

A mulher busca uma melhor qualidade de vida, para fazer as atividades significativas, objetivando independência e autonomia. Já o homem não frequenta esses mesmos locais, levando-o ao isolamento, fazendo do envelhecimento algo muito monótono.

As mulheres sempre tem muito a ensinar, e essa pluralidade nos aspectos sociais do homem acima de 60 anos em relação a mulher na mesma idade, faz com que ela, viva mais e melhor, pois busca um maior prazer em suas atividades, se cuida mais e se relaciona muito com outras pessoas, já o homem precisa sair de seu casulo e aproveitar mais essa fase da vida e inclusive acompanhar mais as suas esposas e ou companheiras nas atividades sociais, quem sabe iniciar agora juntos aulas de dança?

Ah, essas mulheres maravilhosas, têm muito a ensinar para os homens.

Ivalter Junior

Formação em marketing e pós-graduando em gerontologia e interdisciplinaridades, atuando no mercado de aparelhos auditivos há mais de 20 anos

Capa: Imagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay

Talvez você também goste...

4 comentários

Elizabete Santos 18.jul.2020 - 13:45

Excelente publicacao. Muitas vezes os homens apresentam resistencia para viverem como as mulheres.

Responder
Mª Aparecida Costa 21.jul.2020 - 06:17

Sim, com certeza. São muitas as amarras culturais. Mas aos poucos eles vem se soltando, você não acha? Haja visto o escritor deste texto. Um abraço grande para você! Participe sempre conosco!

Responder
Gilda Fernandes 20.jul.2020 - 13:15

Adorei o texto, sensacional.

Responder
Mª Aparecida Costa 23.jul.2020 - 12:50

Que bom que você gostou, Gilda! Participe sempre conosco! Abração!

Responder

Deixar um Comentário