Sr. Antonio Cruz e o piano dos sonhos – auto presente aos 90 anos

por Mª Aparecida Costa

Há um espaço em nosso blog destinado ao compartilhamento de histórias de reinvenção da vida depois dos 50 anos – todas contadas pelo próprio protagonista.

Mas este é um relato especial, contado amorosamente pela neta – Simone Camasmie – da Ponto Bordô. Esta semana teve a triste notícia da partida de seu avô – Antonio Cruz, um senhor de quase 98 anos de idade que morava no interior de São Paulo.

Sr. Antonio e Simone

Sempre foi difícil aceitar a partida de pessoas queridas, é um desafio para todos nós lidar com a saudade e o luto. O desafio fica um pouco maior neste momento de pandemia, em que soma-se as restrições impostas às famílias impedidas de viver seus rituais de despedida.

A vida do Sr. Antonio foi uma trajetória de luz, de paixões pessoais com capacidade de encantar crianças e adultos. Aos 15 anos conheceu e se apaixonou pelo presépio mecanizado, começou a montar o seu e o fez por 83 anos. Todas as peças eram esculpidas por ele, que também fazia a mecânica, a carpintaria.

Quando éramos crianças ele confeccionou um presépio muito grande. Minha avó faleceu jovem, aos 50 anos e ele voltou a morar no interior de São Paulo onde a maioria dos seus familiares vivem. Como o presépio era muito grande ele diminuiu, mas todos os anos acrescentava peças diferentes.

Simone Camasmie
Imagem: Lugar do Trem

Marceneiro de profissão, quando se aposentou gostava de fazer coisas diferentes.

Cadeira em miniatura (9 X 5 5 cms) – mino feito para a bisneta Amanda

Afetivo, criativo, vivaz, amava a vida e a música. Tocava vários instrumentos musicais, entre eles o cavaquinho, bandolim, violão, sanfona.

Cheio de vida e planos, aos 90 anos decidiu dar-se de presente o piano dos seus sonhos. E de brinde comprou também um órgão. Grata surpresa teve a família ao visitá-lo e saber que estava aprendendo a tocar os instrumentos com a alegria que sempre foi sua companheira.

Que sua família possa sentir o conforto, a gratidão e o privilégio com sua rica convivência e que sua passagem pelo planeta possa ser exemplo e uma fonte de inspiração para todos nós.

Foto de capa: Sr. Antonio com o neto Sérgio

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta