A cor verde – Cor da Saúde e da Cura

por Mª Aparecida Costa

A cromoterapia – Ciência que utiliza a cor para o estabelecimento do equilíbrio do corpo, da mente e das emoções, tem sido utilizada pelo homem desde os tempos mais antigos – China, Egito Antigo, Grécia, Índia.

No Brasil esta técnica de tratamento foi incluída recentemente no SUS entre outras Práticas Integrativas como Reiki, aromaterapia, bioenergética, terapia de florais, homeopatia, medicina tradicional chinesa, medicina antroposófica, plantas medicinais/fitoterapia, arteterapia, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, quiropraxia, reflexoterapia, shantala, yoga.

A cromoterapia é um tratamento terapêutico baseado em cores que podem ajudar a curar doenças instaladas em nosso corpo físico.

Escritos antigos falam de 88.000 chacras, o que vale dizer que todos os pontos do nosso corpo são sensíveis energeticamente. Quando um chacra é saudável, equilibrado e aberto, as partes específicas ligadas a ele também são saudáveis.

Os sete principais chacras são localizados entre a base da coluna e o topo da cabeça e correspondem ao sistema glandular do corpo. São eles: básico, umbilical, gástrico, cardíaco, laríngeo, frontal e coronário. Para o tratamento de cada chacra a cromoterapia utiliza uma cor específica.

A cor verde é utilizada para a limpeza, energização e equilíbrio do 4º chacra – o cardíaco. A palavra chacra vem do sânscrito e significa roda. No Ocidente são vistos como pequenos cones, vórtices giratórios e em constante movimento, que funcionam como veículos de conexão energética, captando e liberando energias. Possuem diversas funções e é através deles que perdemos energia quando em sofrimento mental, físico ou emocional.

Imagem de Hans Braxmeier por Pixabay

O quartzo verde é um dos cristais que pode ser utilizado para o equilíbrio e energização do chacra cardíaco.

A cor verde é considerada a cor da saúde, da cura em várias práticas integrativas. Recomenda-se em momentos de relaxamento, visualizar um banho de luz verde inundando todo o corpo físico, cuidando de você e restaurando suas energias.

Para a cromoterapia o verde é considerado anti-infeccioso, anti-séptico, vaso-dilatador, regenerador e relaxante dos nervos. Promove Energia de limpeza.

O verde é uma cor repousante, por esta razão é interessante sua utilização em pintura de parede, abajur e outros objetos de decoração do quarto.

Recomenda-se que utilizemos a intuição ao escolher a cor da roupa que vai compor o look do dia. Nossa intuição indicará a cor que precisamos naquele momento.

Capa: Imagem de StockSnap por Pixabay

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta