Muitos idosos, especialmente os que apresentam algum tipo de limitação, resistem à prática de atividade física, o que pode complicar ainda mais sua condição de saúde.
Frente à esta realidade, a Dança Senior, criada na Alemanha em 1974 e trazida para o Brasil em 1978, aparece como uma excelente oportunidade de atividade física, pela possibilidade de incluir idosos com restrições de movimento, incluindo o Mal de Parkinson.
A atividade é feita com movimentos lentos, de baixo impacto, com coreografias que buscam trabalhar membros inferiores, superiores, quadril, postura e memória recente.
Atividade divertida, pode ser realizada em grupo ou individualmente, com as pessoas sentadas ou em pé, mas sempre em roda, o que estimula a interação entre os participantes.
Composta por diferentes canções, possibilita para o idoso um resgate de memórias positivas através de canções antigas que fizeram parte de uma época de suas vidas.
Praticada com diferentes coreografias, é mais que uma atividade lúdica, é considerada uma modalidade de Atividade Física que traz inúmeros benefícios físicos, emocionais e sociais aos praticantes.
Benéfica, saudável, trabalha capacidades individuais como:
- Estimula a motricidade dos músculos e a mobilidade das articulações;
- Trabalha resistência e equilíbrio corporal;
- Estimula coordenação motora, atenção, ritmo, orientação espacial;
- Melhora o domínio do corpo:
- Proporciona bem-estar físico e emocional;
- Reduz níveis de estresse;
- Melhora a qualidade do sono:
- Ativa a memória, a compreensão e a capacidade de aprendizagem;
- Contribui para integração e socialização do idoso;
A Dança Senior pode ser praticada por pessoas em qualquer idade, melhora a qualidade de vida especialmente para idosos.
Saiba mais:
Capa: Imagem de pressfoto no Freepik