A Linguagem GIRAFA

por Bárbara Bezerra

Em matéria anterior, falei sobre o Paradigma da Parceria proposto por Marshall Rosenberg, como uma possibilidade para criarmos relações mais sustentáveis. Marshall “batizou” esse modo de se comunicar como o “modo girafa”, que é um animal que enxerga mais longe por ser alto e tem um grande coração.

A linguagem girafa possui 4 componentes:

A observação, sendo o primeiro, que é observar sem julgar, o segundo os sentimentos (nossos e do outro), o terceiro as necessidades (nossas e do outro) e o quarto o pedido, quer dizer, o que eu poderia pedir para a outra pessoa para enriquecer a minha vida.

Para se estabelecer uma conversa com esses 4 componentes precisamos demonstrar a intenção da compaixão, a intenção de se conectar com a humanidade do outro. E quando eu falo de demonstrar a intenção é dizer claramente: “A minha intenção é me conectar melhor com você” ou “A minha intenção é entender melhor o que você precisa”.

Para haver uma fluidez maior num diálogo é deixar claro para o outro que as necessidades dele importam tanto quanto as suas!

Grande abraço!

Bárbara Bezerra
Cirurgiã Dentista, mãe do Gabriel e esposa do Fernando, estudiosa da comunicação não-violenta e que tem como hobby fazer caminhada e ler livros.

Contatos:
Instagram – @partilhandosaberes2020
YouTube – Partilhando Saberes

Imagem de Syaibatul Hamdi por Pixabay

Talvez você também goste...

Deixar um Comentário