Bananas – Saiba por que você deve comer banana e quando moderar

por Edina A T Trovões

Riquíssima em nutrientes, recomendada para pessoas de todas as idades, fundamental para atletas, indicada em várias dietas, de uso prático e versátil, amplamente disponível e de baixo custo, a banana é um fruto que merece um dia para marcar sua importância na nossa alimentação.

Você sabia que a banana é a fruta mais consumida no Brasil e de acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE 2017/2018 um brasileiro consome em média 25 quilos de banana por ano?

Graças a sua composição e conjunto de nutrientes, comer banana proporciona:

Energia e disposição

A banana é uma massa de carboidrato e rica em fibras que impede que esse carboidrato seja absorvido rapidamente. Desta forma o corpo recebe calorias sem aumentar bruscamente a insulina, o que gera aumento de energia e disposição.

Reforço na saúde mental e controle da ansiedade

Rica em triptofano, precursor de serotonina, a banana age sobre o humor, como uma espécie de antidepressivo natural e que também auxilia na qualidade do sono. Além disso contém niacina e vitamina B6 que junto com a serotonina controlam a ansiedade.

Bom funcionamento do intestino

Contém fibras que é o alimento das bactérias boas presentes no intestino. Essas bactérias fermentam essas fibras e produzem o butirato e outros ácidos graxos de cadeia curta que são os nutrientes para as células do intestino funcionarem perfeitamente. Sem fibras o intestino adoece.

Prevenção de câimbras

A banana é rica em potássio, nutriente relacionado à prevenção de câimbras.

Saúde ao coração

Rica em potássio e pobre em sódio, itens essenciais para controle da pressão arterial; isenta de gordura saturada e rica em fibra, a banana é um grande aliado para a saúde do coração.

Saciedade em dietas de emagrecimento com uso da biomassa de banana verde.

A biomassa de banana verde é rica amido resistente, uma fibra que o organismo não consegue digerir e pobre em calorias. As fibras evitam o aumento rápido de glicose no sangue, liberando-as lentamente. Assim a pessoa se sente saciada por muito mais tempo, evitando o desejo de “beliscar”.

Consuma 2 colheres sopa por dia nas refeições.

Lanche prático e saudável

Fácil de encontrar, carregar e armazenar, a banana é uma opção pratica e saudável para compor o lanche entre as refeições.

Menos ressaca

É recomendado comer e se hidratar antes de consumir álcool.

A banana, com suas calorias, água, potássio e açúcar consegue manter a glicemia e a hidratação em equilíbrio reduzindo o efeito da ressaca.

Variedade no cardápio, deliciosa em pratos doces e salgados.

Moderação no consumo:

Para quem deseja emagrecer, a banana com suas 90 calorias em 100g deve entrar na lista dos alimentos a serem consumidos com moderação.

Diabéticos precisam estar atentos ao consumo de carboidratos, devem equilibrar sua dieta e evitar exageros.

Para quem tem Potássio alto no sangue, como em algumas doenças renais e cardíacas.

Para quem sofre de dor de cabeça.

Dentre os alimentos desencadeadores de cefaleia, estão o açúcar, vinho tinto, produtos lácteos e frutas como banana, figo e passas. Vale a pena estar atento.

Dia Nacional da Banana – 22 de setembro

Edina Aparecida T. Trovões
Nutricionista CRN3-1579
[email protected]
Telefone: (11) 2307-1551

Matéria Publicada inicialmente em Revista City Penha

Image by KamranAydinov on Freepik

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta