Macarrão e dieta será que combinam?

por Edina A T Trovões

O macarrão se popularizou pelo mundo e foi aceito por diversas culturas e religiões e parece que a maioria acha ser sinônimo de calorias, graças a sua fama de alimento “que engorda”. Mas será mesmo?

Vamos conhecê-lo um pouco mais.

É feito basicamente com farinha de trigo e água, ovos também podem ser acrescidos.

Existem massa secas, frescas, pré-cozidas e instantâneas. Há as versões com farinha de trigo branca, de sêmola que é feita apenas do endosperma do trigo durum e a versão integral feita do trigo comum que além do endosperma contém o farelo (cascas) e o gérmen de trigo.

Além desses tipos, temos as versões sem glúten, para os celíacos, feito à base de arroz, milho, massa de feijão ou outros ingredientes para atender as restrições alimentares desses fãs.

Do ponto de vista nutricional, o macarrão é um excelente alimento e faz parte de uma alimentação saudável.

Fonte de carboidratos que é um nutriente vital para a saúde por fornecer energia para músculos e cérebro funcionarem. Ele não engorda mais do que seus equivalentes, como o arroz, batata, milho, mandioca, mandioquinha.

Uma vantagem do macarrão é que ele contém carboidrato complexo, que é absorvido bem devagar não aumentando a glicose rapidamente no sangue, como acontece com o açúcar, mel e doces. O aumento rápido de açúcar no sangue exige maior liberação de insulina gerando um estresse para o corpo.

Ele não é vilão mesmo para os diabéticos e os que pretendem perder peso. Está presente na dieta dos vegetarianos, veganos e não é dos alimentos que mais engordam, tudo é questão de quantidade.

Vamos pegar algumas embalagens de macarrão massa seca, massa fresca e de arroz (para uma comparação) e ler o rotulo nutricional desses alimentos para ver quantas calorias eles fornecem:

  • 100 g de macarrão massa seca crua = 347,5 Calorias
  • 100 g de massa fresca sem recheio crua=285 Caloria
  • 100 g de arroz cru = 350 Calorias

Para um adulto com 70 Kg com uma alimentação balanceada padrão de 2000 Kcal/dia, sendo 50% dessas calorias composta de carboidratos vamos encontrar a seguinte sugestão de consumo desses alimentos, por refeição e considerando o peso cru: “60g de macarrão massa seca (208Kcal) ou 80 g de massa fresca (228 Kcal) sem recheio ou 60 g (210 Kcal) de arroz”.

Sabemos que tanto o macarrão quanto o arroz podem triplicar de volume depois de cozidos, a depender do ponto de cocção.

Logo, se compararmos as calorias vamos ver que a diferença é mínima. Vale lembrar que engordamos um quilo de peso para cada 7.000 a 9.000 Kcal consumidas a mais do que necessitamos no período.

Podemos concluir que macarrão não engorda mais do que arroz, mas…. e o molho que acompanha a massa?

Muitas vezes ele acaba sendo o vilão no prato.

Veja quantas calorias são acrescentadas, dependendo do tipo de molho e supondo que se use 3 colheres de sopa sobre a massa:

Molho de tomate: 30kcal Molho

bolonhesa: 120kcal

Molho branco: 210 kcal

Molho ao pesto: 282Kcal

Dica para não extrapolar nas calorias e culpar o macarrão:

• Escolha um molho menos calórico

• Procure não aumentar o tamanho da porção do macarrão ou repetir o prato.

• Atenção para a sobremesa, elas costumam adicionar muitas calorias.

Macarrão e dieta combinam muito bem!

Edina Aparecida T. Trovões
Nutricionista CRN3-1579
e-mail: [email protected]
Fone: (11) 2307-1551

Materia publicada inicialmente em Revista City Penha

Capa: Imagem de RitaE por Pixabay

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta