Verão e Alimentação

por Edina A T Trovões

Preparando a pele e os cabelos para essa estação!

A melhor estratégia para qualquer evento: é estar preparado para ele!

Em breve começa o verão, a estação do sol, praia, viagens e férias. Então já é hora de começar os preparativos para aproveitar melhor essa estação e conquistar uma cor invejável e mantendo os cabelos sadios. Se deixar esse momento escapar, desatentos aos cuidados prévios, todo empenho em se bronzear pode não ter o resultado desejado e ainda resultar em cabelos danificados.

Pele

Peles bonitas são firmes e com coloração uniforme. Vários nutrientes são necessários para a construção, manutenção e reparação da pele.

A estrutura firme fica por conta das proteínas e especificamente do colágeno, além do zinco e da vitamina C. A coloração conta com a ação do betacaroteno e Vitamina A. O ferro leva oxigênio para esse tecido, indispensável para a saúde da pele e para prevenir o envelhecimento precoce. A água tem o papel de hidratá-la e evitar descamação.

O betacaroteno, precursor da vitamina A, é responsável pela produção de melanina, pigmento que dá cor à pele e, também responsável pela coloração bonita que ela ganha quando exposta ao sol. Mas esse nutriente precisa estar em estoque no corpo, para ser utilizado quando necessário. O ideal seria consumir diariamente alimentos fontes de betacaroteno, antes e após a exposição ao sol, para que assim o bronzeado permaneça por mais tempo.

Cabelos

O sol, o vento e a baixa umidade são inimigos naturais dos cabelos. Além disso, dieta restritiva, uso de medicamentos e fatores hormonais podem contribuir para o ressecamento e aumentar as chances de queda.

Cuidar dos cabelos significa cuidar diariamente dos fios, do couro cabeludo e seus folículos, e com um reforço extra para estarem preparados para enfrentar o verão. O cabelo é composto por folículos pilosos e células que produzem queratina, os queratinócitos. A queratina é responsável pela força e resistência dos fios. Os cabelos e os folículos estão presos no couro cabeludo e esses elementos necessitam de nutrientes para sua construção, como:

• Zinco, para produção dos folículos.

• Aminoácidos como a metionina e cisteína, para produção de queratina.

• Proteínas, colágeno e vitaminas para o crescimento dos fios, dentre elas a vitamina H ou biotina.

• Ferro, para evitar a queda.

Alimentação

Cuidados prévios para enfrentar o verão significa fornecer diariamente os nutrientes acima ao corpo, para que haja estoque suficiente para uso. Em geral, todos eles estão presentes em uma alimentação completa e balanceada, mas a intenção é dar ênfase nos principais nutrientes abaixo, alguns chamados nutricosméticos, que além da função de nutrir também embelezam o corpo:

  • Proteínas com cisteina e metionina: Ovos, carnes, peixes, leguminosas, leite e derivados.
  • Colágenos: Carnes magras.
  • Ferro: Carnes, vísceras, feijão, vegetais verde escuros.
  • Vitamina C: laranja, abacaxi, limão, acerola.
  • Zinco: Carnes bovinas, frango, peixes, ostras, camarão, fígado, grãos integrais, castanhas e feijão.
  • Betacaroteno e Vitamina A: fígado de boi, cenoura, manga, caqui, mamão. Consumir porções médias. O exagero propicia o risco da pele ficar alaranjada devido a grande quantidade de betacaroteno.
  • Biotina: presente em vários alimentos e produzida pela microbiota intestinal. Fontes: vísceras (fígado, rim e coração), gema de ovo, nozes, aveia, cereais integrais, legumes, banana, cogumelo e laticínios.

Comer um prato de refeição colorida é a melhor forma de se preparar para a estação da cor.

Capa: Photo by Sigmund on Unsplash

Matéria publicada inicialmente em Revista City Penha

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta