Torto Arado – Livro de Itamar Vieira Junior

por Mª Aparecida Costa

Participar de um grupo de leitura é enriquecedor, ajuda a manter a disciplina do ato de ler, e nos apresenta obras literárias como Torto Arado de Itamar Vieira Junior, livro tão instigante que consegui ler em três dias e tão profundo que me deu o desejo de reler com mais calma e entrar mais fundo nas histórias das personagens femininas por ele retratadas.   

A trama do livro acontece dentro de um realismo mágico e retrata a realidade do Brasil rural na época da abolição dos escravos, onde pessoas, descendentes de escravos, foram abandonadas à própria sorte, sujeitando-se a viver em um regime de semiescravidão.

Itamar é um escritor brasileiro, nascido em Salvador, Bahia. Formou-se em geografia pela Universidade Federal da Bahia, defendeu mestrado e doutorado em Estudos Étnicos e Africanos. É servidor do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), onde atua por uma divisão mais igualitária da terra.

Suas obras: Livro de contos “Dias” (2012), “A oração do carrasco” (2017), Torto Arado (2019), Doramar ou a odisseia (2021).

O livro traz em seu enredo mais que uma história, um conto, uma fábula, ele conta uma parte da história do Brasil não retratada nos livros escolares e nos convida a olhar para a forma como o racismo estrutural acontece em nosso País e para a urgência em transformar caminhos e realidades tão injustas e cruéis.

Você precisa ler este livro!

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta