O livro da filosofia tolteca
Primeiro Compromisso – Seja Impecável com sua palavra
A palavra tem força e poder, através dela você pode expressar-se e comunicar-se com o outro. Tem o efeito de encantamento e quando plantadas na mente de uma pessoa torna-se terreno fértil e ganha poder de elevar ou diminuir a mente e a alma humana.
Desde a infância, as opiniões negativas que você ouve pode entrar em sua mente e alterar o conceito que você formaria de você mesmo. E mesmo adultos é difícil nos mantermos imunes à opinião dos outros. Quando você acredita e aceita uma opinião negativa, ela se torna parte do seu sistema de crenças, torna-se um compromisso e você coloca todo o poder nela.
Aprendemos mais a criticar do que elogiar e tecer comentários negativos à respeito de outras pessoas é destilar puro veneno. A fofoca tem o poder de confundir a mente de quem ouve e de se espalhar como um vírus, distorcendo a realidade.
Quando falo algo negativo sobre o outro, posso ter a impressão de estar usando a palavra contra ele, mas a estou usando contra mim mesmo. O sentimento de inimizade não faz bem. Agimos conosco da mesma forma, denegrindo a nós mesmos, recheando nossa mente com pensamentos negativos do tipo –“não sou bom o suficiente”.
Quebrar o encantamento é difícil e a única forma é criar um novo acordo baseado na verdade. A opinião do outro não é nada além do seu ponto de vista e nem é necessariamente verdadeira. Deriva dos suas próprias crenças, do seu ego, dos seus sonhos.
Ser impecável com a palavra é assumir a responsabilidade por seus atos, julgamentos ou culpas e desta forma limpar o veneno emocional da mente e da comunicação com as pessoas.
Diga a você mesmo como você é grande e perfeito. Ame-se e começará a observar as mudanças em sua vida – primeiro na forma como lida com você mesmo, e depois na forma como lida com as outras pessoas.
Cuide desta semente, aos poucos ela vai substituindo as palavras de ódio. Use a magia da palavra positiva, começando com você mesmo.
Veja os outros compromissos clicando no link abaixo:
Introdução – Processo de domesticação do homem
1º Compromisso – Seja Impecável com a sua palavra
2º Compromisso – Não leve nada para o lado pessoal
3º Compromisso – Não tire conclusões
4º Compromisso – Dê Sempre o melhor de si
Conclusão: Caminho Tolteca para a Liberdade
Fonte:
Livro: Os Quatro compromissos
Editora: Revista
Autor: Dom Miguel Ruiz
Ano: 2011
Número de páginas: 110
Capa: saeed karimi – Unsplash
2 comentários
[…] Cultura […]
[…] Cultura […]