O livro da filosofia tolteca
Não leve nada para o lado pessoal
Nada do que os outros dizem ou fazem é motivado por você. É por eles mesmos. Todas as pessoas vivem em seu próprio mundo completamente diferente do nosso. Suas ações tem relação com as crenças, sentimentos e opiniões delas e depende muito do humor e crenças daquele momento. E isto vale tanto para o elogio como para a ofensa.
As pessoas tentam envenená-lo e se você aceitar, tomará este veneno e ele se tornará seu. Você toma porque concorda com o que está sendo dito.
Quando levamos para o lado pessoal estamos presumindo que tudo é sobre “nós” e esta é uma expressão máxima de egoísmo.
Temos a opção de acreditar nas vozes que escutamos no interior de nossas mentes. A este ruído interno, os toltecas chamam mitote – quando várias partes da mente estão falando ao mesmo tempo – cada uma com seu ponto de vista.
Onde quer que vá, encontrará pessoas mentindo para você. As pessoas mentem porque mentem para si mesmas. Você precisa confiar em si mesmo e escolher acreditar ou não no que alguém lhe disser. Imunidade ao veneno é a dadiva deste compromisso.
Quando reconhecemos as pessoas como são, sem levar nada para o pessoal, não seremos feridos por algo que elas digam ou façam. Se alguém não o está tratando com respeito é benéfico afastar-se dele.
Transformar este segundo compromisso num hábito evitará muitos aborrecimentos em sua vida. Quando não trazemos para nós a dor emocional do outro, devolvemos a responsabilidade à ele. Você só é responsável por si mesmo.
Escreva num papel: não leve nada para o lado pessoal. Distribua pela casa, como um lembrete.
Se você mantém este compromisso pode dizer “eu amo você” sem medo de ser ridículo ou rejeitado. Você aprende a pedir o que precisa. Pode dizer sim ou não, qualquer que seja a sua escolha – sem culpa ou autojulgamento.
Conheça melhor todos os compromissos, clicando nos links abaixo:
Introdução – Processo de domesticação do homem
1º Compromisso – Seja Impecável com a sua palavra
2º Compromisso – Não leve nada para o lado pessoal
3º Compromisso – Não tire conclusões
4º Compromisso – Dê Sempre o melhor de si
Conclusão: Caminho Tolteca para a Liberdade
Fonte:
Livro: Os Quatro compromissos
Editora: Revista
Autor: Dom Miguel Ruiz
Ano: 2011
Número de páginas: 110
Capa: Giulia bertelli – Unsplash
4 comentários
[…] Cultura […]
[…] Cultura […]
[…] Cultura […]
[…] Cultura […]