Autoconhecimento e amor-próprio

por Mª Aparecida Costa

Sinto falta de pessoas, de pensar coletivo, de reunião de equipe, de acertar projetos, ver detalhes, ensaiar atividades. Mas, ao mesmo tempo sou uma alma em busca de motivações e que compreende melhor, a cada dia, que em mim estão as respostas para tantas questões.

De mim nascem as buscas e são ressignificadas na minha relação com as outras pessoas. Da mesma forma que percebo minha existência entrelaçada com o outro, sinto necessidade de ficar comigo mesma, acordar mais cedo e no silêncio da casa, aquietar os pensamentos, ler, pensar, colocar no papel o que surge, sem me preocupar com rima ou rumo.

Se faz sentido para mim, é importante, é válido!

A escrita é quase uma súplica do meu coração para se fazer ouvir em meio à rotina de cuidados, é ME dar voz, conectar inconsciente e mundo real. É parte deste processo contínuo de autoconhecimento e conexão com o amor-próprio.

É o encontro com a essência, com a intimidade, é poder falar e ser ouvida por mim mesma. É ouvir a opinião mais acertada: a própria.

Neste olhar para meu mundo interno, me acolho com autocompaixão e amor-próprio, empodero minha alma e busco relacionamentos mais saudáveis e amorosos, com minha mãe, filhas, parceiro, irmãos, amigos ou vizinhos.

Autocuidado para mim não é só cuidar do corpo, é manter este diálogo comigo mesma, é compreender quem sou, como posso viver melhor comigo mesma e como posso estabelecer relações mais saudáveis com o outro.

E para você? Como você tem se cuidado?

Talvez você também goste...

6 comentários

Darcy Santana Silva
Darcy Santana Silva 08.jun.2021 - 15:21

Querida Cida.
Li e reli seu texto. Amei. É maravilhoso e tudo que eu queria dizer e não consigo.
Me vi dentro dele, inspirando cada palavra, ponto e vírgula e saí respirando a minha Flor de Ouro que guardo a sete chaves.
Obrigada minha poetiza linda.
Precisa nos presentear com mais, muito mais, e dividir conosco toda essa riqueza de sentimentos.

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 09.jun.2021 - 10:11

Caminhamos juntas, umas de mãos dadas com as outras, uma estimulando outras. Desta forma, o caminho fica bem mais leve, não é? Vc é uma querida!! Minha poetisa preferida! Um grande abraço!

Responder
Avatar
Salete Monteiro Amador 14.jun.2021 - 12:29

Que texto lindo e inspirador! Seu trabalho deixou marcas importantes na área da saúde pública! E agora nos brinda com belas reflexões sobre a vida! Gratidão! Saudades!

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 14.jun.2021 - 15:50

Que delicadeza a sua, Salete!
Sempre inspirando carinho e respeito. Muito obrigada!
Obrigada por existir nas nossas vidas, mesmo que de longe!

Responder
Avatar
Antonio Luiz dos Santos 14.jun.2021 - 16:29

Olá Cida Costa, voce nos surpreende a cada texto! Gratidão por tudo o que nos oferta e, sobretudo pelo estimulo e inspiração contidos nos seus escritos!

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 18.jun.2021 - 21:03

Eu que agradeço sua participação neste blog. Volte mais vezes! Obrigada!

Responder

Deixe uma resposta