É prazeroso navegar pelas redes sociais, atualizar notícias, divulgar trabalhos, resgatar contato com amigos antigos, fazer novas amizades, o contato humano contribui para reduzir sentimentos de solidão, depressão e ansiedade.
É difícil imaginar como lidaríamos com o isolamento social imposto pela pandemia sem a possibilidade de nos conectar com pessoas através da Internet. Buscamos refúgio e acalento em vídeo chamadas, mensagens, áudios, entretenimento em plataformas como Instagram, Facebook e outros.
Porém, a internet oferece outras possibilidades de aprendizado – blogs com dicas e informações sobre saúde e qualidade de vida, clubes de leitura, cursos, teatro…
Há uma infinidade de informações que agregam e trazem PROPÓSITO para nossas vidas. Manter projetos pessoais, ter um ou mais propósitos é um dos pilares para o envelhecimento ativo e pode ser definido por cada um de um jeitinho diferente. Cada um busca seus objetivos, sua melhor forma de viver a vida.
Acordar pela manhã com a mente focada em objetivos melhora a qualidade de vida e a longevidade. Olha que bacana!
Mas como é para você navegar por esta imensidão de informações que a internet proporciona?
Existem plataformas gratuitas que podem ser utilizadas no celular como Zoom, Google Meet, Skype, Telegram, Hangouts, que proporcionam excelentes oportunidades de encontros, cursos, workshops, eventos.
As pessoas são criativas e foram adaptando atividades presenciais para encontros on-line. Poderíamos antes imaginar uma roda de dança circular através da tela do notebook ou do celular?
Nesta quarentena, tive a felicidade de praticar Liang Gong, Meditação, Clube de Leitura, Curso de autoconhecimento, encontros temáticos com psicólogos, todos gratuitos ou de baixo custo. E isto trouxe maior tranquilidade aos meus dias de confinamento.
Para participar destas ações não precisamos ser um expert em internet. No geral, a pessoa que oferece a atividade envia um link e com apenas um click você acessa o ambiente virtual.
Precisamos apenas de interesse e disponibilidade para aprender.
Você participa de algumas atividades on-line? Quais? E que outros conhecimentos você considera interessante buscar?