É possível florescer a partir da dor

por Marina Akemi

A flor que desabrocha na adversidade é a mais rara e mais bela de todas.

Mulan – Disney

Esta frase me faz lembrar uma paciente muito especial que infelizmente não faz mais parte deste plano. Ela gostava muito de usar essa frase para representar-se. Dedico este post à esta bela flor e a todas as outras que vejo desabrochar pelo meus caminhos.

Escolhi a flor de lótus para o post , porque é uma flor que desabrocha enraizada no lodo e lama dos lagos sendo um símbolo de superação e até com significados sagrados em algumas filosofias e religiões orientais.

Imagem de andrew kim por Pixabay

Sabe-se que uma pessoa que nasce em um ambiente saudável, com muito afeto, cultura, lazer , tende a ter uma vida menos complicada. Quem teve todas estas condições favoráveis na sua vida teve seu privilégio, mas isso não significa que serão as únicas à florescer.

De fato, as lembranças dolorosas, o sentimento de abandono ou solidão nos momentos difíceis, interferem e bloqueiam vários aspectos na vida de muitas pessoas. Porém, dependendo de como elas olham para as situações, isso pode torná-la uma pessoa mais confiante e sim, que aprende a florescer apesar das dificuldades.

Se você se identifica com estas dificuldades em enfrentar as adversidades por conta das marcas que lhe fizeram mal no passado, Lembre-se de que:

☑️ Além das dificuldades e das más lembranças, você também tem boas lembranças, momentos de superação e reconhecimento.

☑️ Muitas pessoas te fizeram mal, mas também passaram pessoas que te fizeram muito bem.

☑️ Apesar das tuas falhas, você também tem muitas qualidades.

☑️ Se você não teve uma infância ou adolescência favoráveis, você teve outras redes de apoio significativas.

☑️ Se você teve muitas perdas, também teve muitos ganhos!

☑️ Nunca é tarde para buscar o que te falta, construir redes de apoio, carreira, sonhos…

☑️ Se a situação no momento está difícil, será mais uma que vai passar .. VAI PASSAR e você vai poder florescer logo em seguida!

E certamente, será a mais bela e rara flor a desabrochar.

Marina Akemi Ono Sacoman

Psicóloga e Arteterapeuta

No Brasil, atuou em diversos segmentos e na Saúde Pública. Atualmente no Japão, realiza atividades servindo a comunidade brasileira. Também atuou em projeto com parceria ao Consulado Brasileiro de Tóquio.

Facebook: Marina Psicóloga

Instagram: marina.insight

Capa: Imagem de Devanath por Pixabay

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta