Você conhece o Pilates Clínico?

por Mª Aparecida Costa

A dor muscular é mais comum do que se pensa. Especialmente as dores que estão relacionadas à atividades cotidianas, posturas inadequadas, estresse físico e mental.

São várias as atividades físicas que podem contribuir para redução de dor, entre elas o Pilates Clínico, que além de tratar a dor, melhora a força muscular, a respiração, trabalha a postura, flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora.

Inúmeros são os benefícios para o corpo e a mente. Com um único tipo de movimento o Pilates Clínico consegue fortalecer braços, pernas, costas e ombro.

O Pilates melhora a capacidade de concentração por exigir atenção na sincronização dos movimentos aos ao processo de inspiração, expiração e pausas, ou seja, contribui para a qualidade de vida.

Tive a oportunidade de conhecer o Pilates Clínico através do trabalho do fisioterapeuta Anderson Moreira, a quem recomendo. Além do excelente profissional, sabe acolher a nossa humanidade.

Imagem de Angelica Barbieri por Pixabay

Ávida por saber, perguntei:

O que é Pilates Clinico?

É um tratamento realizado pelo profissional fisioterapeuta a partir de avaliação individual, com o objetivo de reeducar a postura corporal.

Os exercícios são definidos e visam principalmente o fortalecimento da musculatura que sustenta a coluna, sem causar impacto nas articulações.

Anderson refere que não há limites de sessões para o tratamento e que Joseph Pilates (criador do método), orienta que com 30 sessões a pessoa tem um corpo completamente novo.

Qual a diferença do Pilates Clínico com o Pilates Fitness?

Enquanto para o Pilates Fitness o objetivo é o condicionamento físico e resistência do corpo, o Pilates Clínico foca o tratamento e a recuperação de uma lesão ou de uma dor crônica.

Quem pode se beneficiar com  o Pilates Clínico?

Pessoas em reabilitação, idosos, com alteração de postura, desequilíbrios musculares, fibromialgia, dor na coluna, hérnia de disco, tensão muscular poderão se beneficiar com esta modalidade de Pilates e recuperar a força e precisão dos músculos, eliminar dores e corrigir postura.

Contatos:

Anderson: [email protected]

Clínica Fisiosat São Paulo – InstagramSite

Capa: Imagem de tomasdelgado por Pixabay

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta