Sabemos que a meditação é uma prática antiga e bastante difundida, sendo utilizada por pessoas que buscam estágios de relaxamento, autocompreensão e melhor clareza para lidar com os desafios do dia a dia.
Também sabemos que a meditação melhora a qualidade de vida, pode ser praticada por pessoas em qualquer idade e entre os benefícios à saúde, destacam-se:
- Redução: do estresse, insônia, depressão, ansiedade, dores cronicas.
- Melhora: imunidade, qualidade do sono, desenvolvimento da criatividade, capacidade de atenção, concentração e memorização.
- Promove equilíbrio do campo emocional.
Os benefícios da meditação são quase instantâneos, sua prática é relativamente simples e podemos contar com diferentes técnicas, todas com um único objetivo – o convite para buscarmos a tranquilidade e segurança dentro de nós em qualquer local ou situação que estivermos – no dia a dia, na fila do banco, no trabalho, em uma situação de conflito, em uma reunião complicada…
Atualmente alguns especialistas apontam para um aumento no índice de ansiedade entre os brasileiros. Parte deste comportamento ansioso é coletivo, afinal estamos vivendo juntos uma conjuntura com altos índices de violência, insegurança, instabilidade política, desemprego. E somos todos humanos!
No entanto, embora saibamos tudo isto, a meditação para muitas pessoas é uma prática que exige um grau de entrega ainda difícil de encontrar – Dificuldade de concentração diriam alguns.
E a Meditação Mindfulness?
A técnica consiste em focar na respiração, na consciência do nosso corpo, mente e na Atenção Plena no AQUI E AGORA.
Você pode iniciar devagar, com apenas alguns minutos. Comece observando sua respiração e seu corpo por apenas 3 minutos e aos poucos vá aumentando este tempo. Você pode praticá-la várias vezes ao dia.
Descrevemos para você o passo a passo, mas se preferir a Meditação Guiada para Iniciantes, indicamos o Canal Saúde da Mente (link no rodapé desta pagina). Experimente!
Neste canal o Dr. Marco Antonio Abud define como importante para a prática da Meditação Mindfulness:
- Postura ereta;
- Escolher uma parte do corpo para colocar sua atenção (respiração e contato do corpo com a cadeira);
- Observar os pensamentos que virão em sua mente;
- Perceber a distração;
- Voltar a mente para o foco da atenção com gentileza.
Durante o seu dia, observe seus pensamentos, e se você é daquelas pessoas que como eu, está fazendo uma coisa pensando em outra, procure treinar a mente para voltar com gentileza ao momento presente, focando no que você está vivendo ou realizando naquele momento.
Viva um minuto de cada vez, foque em você naquele momento e naquela atividade, sabendo que você terá sempre a sua respiração e a sua atenção em qualquer situação do seu dia.
Ao aprender a manter o foco no MOMENTO PRESENTE, você observará as mudanças em sua vida – maior clareza em seus pensamentos, melhora na atenção e memória, menos cansaço, angústia e ansiedade.
Preparando o ambiente
- Procure um lugar tranquilo onde você não será incomodado(a) nos minutos que destinar à sua meditação diária;
- Escolha uma posição em que você fique mais confortável, sentado em posição de meditação, em uma cadeira ou mesmo deitado;
- Se estiver sentado em uma cadeira, ela deve ser firme de forma que permita você manter colunas eretas e sem apoiar no encosto, cabeça no prolongamento da coluna, pés fixos no chão, pernas descruzadas.
- Deitado em um tapete – pés afastados um do outro e os braços ligeiramente afastados do corpo de forma a colocar as mãos abertas voltadas para o teto. Importante que você esteja com a sensação de estar desperto (dormir é bom, relaxante, mas não é meditação).
Meditando
- Feche os olhos suavemente, mantendo-os fechados sem apertar as pálpebras, língua dentro da boca;
- Respire e observe. Não se preocupe com a maneira como respira. Apenas observe sua respiração, perceba o ar entrando e saindo, a temperatura do ar quando entra e quando sai do seu corpo;
- Coloque toda a sua atenção em você, explorando as sensações físicas do seu corpo, pernas, pelve, tronco, braços, ombros, mãos, cabeça. Observe como as sensações surgem e como se dissolvem na consciência. Fique alguns minutos apenas observando essas sensações;
- Entre em contato com seu corpo inteiro. Não tente controlar nada, deixe que as coisas sejam como elas são;
- Enquanto respira observe sua mente. Quando os pensamentos vão surgindo não brigue com eles, deixe-os passar como se fossem ventos calmos que chegam e partem;
- Todas as vezes que se desconcentrar, não se recrimine, traga amorosamente sua atenção para a respiração;
- Em contato com sua mente e corpo observe o ambiente ao seu redor, cheiros, sons, sensações;
- Coloque toda a sua atenção em você neste ambiente, AQUI e AGORA.
Despertando
Discorrido o tempo destinado à sua meditação, você pode friccionar uma mão na outra, colocá-las sobre seus olhos, abrindo-os lentamente. Faça o movimento que seu corpo desejar, espreguiçando-se, alongando.
Depois de ler esta matéria sugerimos:
Para pesquisar:
Meditação Mindfulness para Iniciantes