Rotulagem Nutricional dos Alimentos Industrializados

por Edina A T Trovões

Ler e entender as informações nutricionais dos rótulos dos alimentos é importante para saber sobre a composição deles e assim poder fazer escolhas que promovam o consumo de uma alimentação mais equilibrada e saudável.

Não basta apenas contar as calorias quando a preocupação é com a saúde.

Os alimentos são formados por nutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras (que fornecem calorias), além de vitaminas, minerais e fibras (que não fornecem calorias) e esses nutrientes precisam ser ingeridos em quantidades adequadas.

Entender todas as informações do rótulo nutricional é importante, mas o significado de “PORÇÔES” e “%VD” é essencial.

Para explicar melhor esses itens vejam dois exemplos de rotulagens de produtos conhecidos nos mercados:Porções:

Representa a quantidade do alimento que deveria ser consumida cada vez que se come deste produto, porém existe um limite no número de vezes que esta porção pode ser ingerida por dia, pensando em uma alimentação balanceada e saudável. Este limite varia de acordo com grupo de alimentos. Portanto, é importante distribuir a quantidade de porções de cada grupo de alimentos durante o dia até atingir, de forma balanceada, as necessidades diárias dos nutrientes e calorias.

Abaixo estão alguns exemplos da quantidade de porções por grupo de alimentos que podem ser consumidas por dia:

Grupo dos cereais (arroz, milho, aveia),pães, torradas, bolos, biscoitos, batatas e outros tubérculos, ingerir 6 porções/dia

Grupo do feijão, lentilha, soja= 1 porção/dia

Grupo dos leites, queijos e iogurtes= 3 porções/dia

Grupo das frutas, sucos, néctares e refresco de frutas= 3 porções/dia

Grupo das verduras, hortaliças e conservas vegetais= 3 porções/dia

Grupo carnes e ovos= 1 porção/dia

Grupo do açúcar= 1 porção/dia

Sorvete, chocolate, balas e outros doces que deveriam ser consumidos eventualmente não estão inclusos em nenhum grupo acima.

Esse total de porções/dia é para uma pessoa que necessita 2.000 caloria/dia (homem jovem com 1,70m e 65 Kg, sedentário). As necessidades podem ser menores ou maiores dependendo da altura, peso, sexo e exercícios físicos. Exemplo: uma mulher sedentária, jovem, com 1,60 m de altura e 60 Kg necessitaria cerca de 1650 calorias/dia.

A medida caseira escrita entre os parênteses significa que aquelas gramas do alimento foram transformadas em unidades, fatias, colheres, xícaras, para facilitar o entendimento.

% VD (Percentual de Valores Diários)

Esse valor representa quantos por cento do total das necessidades diárias de calorias e nutrientes, essa porção de alimento fornecerá  ao corpo, baseados em uma dieta de 2.000 Kcal. O valor da % VD varia de acordo com o nutriente

Uma dieta diáriabalanceada com 2.000Kcal deveria fornecer:

  • 300 g carboidratos
  • 75 g proteinas
  • 55 g gorduras totais
  • 22 g de gordura saturada
  • não está estabelecido o limite para gordura Trans
  • 25 g de fibra alimentar
  • 400 mg de sódio

No caso do carboidrato,o % VD representa quantos por cento aquela porção oferece de carboidrato do total das necessiades do dia, que seriam 300g.

No caso do primeiro rótulo 4 unidades do produto irá fornecer 7% das necessidades de carbidratos,e será uma das 6 porções/dia das necessidades deste grupo,e assim por diante para cada nutriente.

 

Edina Aparecida T. Trovões

Nutricionista – CRN3-1579

Email:edina.trovõ[email protected]

Consultório: 2307-1551

Matéria publicada inicialmente na Revista City Penha

Foto de Capa: geralt/Pixabay

 

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta