Alimentos que não podem faltar para reequilibrar o corpo
As festas de final de ano acabaram e como é usual nos pós festa é hora de fazer a faxina.
Sabe aquela festa onde você convida um monte de gente e elas entram e saem, se espalham pela casa, sobrecarregam os ambientes e deixam um lastro de sujeiras?
Algo parecido acontece no corpo em dias de “comilança”.
Imagine um monte de alimentos de uma só vez (entrando e as vezes não saindo), sendo digeridos e espalhados para os orgãos do corpo, sobrecarregando as células e deixando seus resíduos. Aqui, resíduos são as substâncias resultantes do metabolismo e que precisam ser eliminadas.
Deu para imaginar o cenário?
Então, vamos a faxina!
Primeiro item para uma boa faxina é a ÁGUA. Sem água não há limpeza. Hidratação é fundamental. Procure beber um copo de água por hora nos intervalos das refeições.
Chás preparados com ervas medicinais são muito bem- -vindos. Intercale a água com um copo de chá.
Alecrim: digestivo, antibacteriano, anti-inflamatório, diminui enxaquecas
Cavalinha: combate a retenção de líquidos, agindo sobre a pressão arterial.
Carqueja: para o fígado, anti-inflamatória e digestivo.
Chá verde: digestivo e antienvelhecimento.
Outro item importante para a faxina é limpar o intestino e reequilibrar a microbiota intestinal.
As fibras não podem faltar. Folhas verdes, frutas e legumes fornecerão os nutrientes para aumentar o trânsito intestinal e limpar o intestino, além de fornecer nutrição para as colonócitos (células do colón) e para os lactobacillus.
Probióticos repõem a microbiota intestinal. Ingira iogurte natural, Kefir e ou Kombucha, uma bebida fermentada feita a partir do chá preto que melhora o funcionamento intestinal.
Hora da arrumação e colocar as coisas no lugar.
Convidados costumam deixar a casa meio bagunçada. Isso também acontece como excesso de alimento. Algumas substâncias podem se depositar ou ficar retidas em locais errados.
Um exemplo é o sal que retém água nas células, causando inchaço, mal-estar e mexendo com a pressão arterial.
O primeiro passo é reduzir a quantidade de sal e se distanciar dos alimentos ricos em sal ou cloreto de sódio, como: salsicha, embutidos, frios, alimentos enlatados ou industrializados.
O segundo passo é consumir os alimentos que contenham potássio, pois combatem a retenção de líquidos.
São as frutas, verduras e legumes.
Se livrando dos resíduos, nesse caso dos “lixos” que o metabolismo dos alimentos deixa nas células. Excesso no consumo de carnes geram aumento do ácido úrico, amônia, e outros metabólitos. Para quem não exagerou nesse item, não há com que se preocupar.
Uma ação para isso é normalizar o consumo desse alimento. Comer de 120 a 150 g de carne por dia (não por refeição) ou 2 ovos é o suficiente. Ficar sem consumir carnes ou ovos não é a solução.
Prefira peixes e use castanhas, nozes e sementes como opções de proteínas, elas são ricas em selênio, zinco e Vit E, ajudam também na limpeza das células.
Outra ação: aumentar o consumo de antioxidantes que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e enfraquecimento das células.
Alguns exemplos:
Frutas vermelhos: morango, ameixa e uva vermelha, melancia, cereja e mirtilo.
Alimentos amarelados ou cor de laranja: abacaxi, acerola, laranja, tangerina, cenoura, abóbora, manga, mamão.
Edina Aparecida T. Trovões
Nutricionista CRN3- 1579
email: [email protected]
Matéria publicada inicialmente em Revista City Penha