Esta semana reassisti Comer Rezar Amar (2010) e, via de regra, o filme estimula a repensar a vida. Baseado no livro de Elizabeth Gilbert, um best-seller cujo conteúdo chama a atenção para importância de assumir a responsabilidade pela própria vida e satisfação pessoal. Protagonizado por Julia Roberts, tem no elenco James Franco, Richard Jenkins, Javier Bardem, entre outros.
No filme Elizabeth (Julia Roberts), jornalista e escritora está infeliz com sua vida e seu casamento. Percebe que passou a vida intercalando relacionamentos e nunca conseguiu reservar um tempo para si mesma. Coleciona mapas geográficos de lugares que gostaria de conhecer mas não se encoraja em realizar as viagens desejadas.
Um dia decide largar marido, trabalho, amigos e viver novas experiências por um ano, entre Índia, Itália e Bali. Elizabeth (Liss) procura conhecer a si mesma.
Nesta procura interna, desafiando o medo de relacionar-se afetivamente, escolhe como “sua” a palavra italiana “Attraversiamo” que em português significa “vamos atravessar”.
A “palavra de Liss” instiga-nos à arriscar-se, sem medo. Convida-nos a sair da zona de conforto, a desmontar as caixinhas que criamos para organizar a rotina da nossa vida e permitir-se viver coisas novas e desconhecidas.
Desta forma, a lei máxima que rege a vida: nascer, crescer, viver e morrer ganha novo significado – o de crescer e evoluir mental e espiritualmente.
E este, para mim é um dos maiores desafios da vida e o abraço com entusiasmo – buscar palavras que traduzam a minha razão de ser e de estar vivo.
E você já pensou sobre isto? Qual palavra define você?
Nota: o filme encontra-se disponível na Netflix