A intenção é chamar a atenção para a saúde dos homens, além de melhorar a relação entre os gêneros (masculino e feminino) e valorizar o papel positivo deles na família e sociedade.
Criado em 1999 pelo Dr. Jerome Teelucksingh em Trinidad, o Dia Internacional dos homens é comemorado em 19 de novembro. Aqui no Brasil é comemorado o dia 15 de julho por iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores Brasileiros.
Porque chamar a atenção para a saúde dos homens?
Todo mundo sabe que eles têm muita dificuldade em procurar atendimento médico e as razões são inúmeras. No Brasil, eles vivem menos do que as mulheres (em média sete anos), têm mais diabetes e doenças do coração, colesterol alto, pressão arterial mais elevada e alto índice de morte por câncer de próstata, que é uma doença curável se detectada precocemente.
Pequenos e importantes passos poderiam mudar esse cenário.
Duas consultas por ano com o médico, alguns exames, seguir as orientações desse profissional e prestar um pouquinho mais de atenção na alimentação fariam toda a diferença.
Adquirir novos hábitos e fazer pequenas mudanças na alimentação é mais fácil do que se possa imaginar.
Introduza no seu dia a dia esses alimentos para melhorar a saúde do coração, reduzindo o colesterol e controlando a pressão arterial.
- Espinafre, couve manteiga, brócolis, couve de Bruxelas, rúcula.
Vegetais verdes escuros são ricos em vitamina K , que reduz o depósito de cálcio nas artérias e age sobre a coagulação do sangue que é fundamental para a circulação. Estudos sobre vitamina K e saúde do coração revelaram: quem come mais vegetais verdes escuros tem menor risco de doença cardíaca.
- Nozes e castanhas
Elas fornecem fibras, magnésio, cobre, manganês, selênio, fitoquimicos e Vitamina E além de muita proteína. Uma publicação recente no Journal of Nutrition confirmou que comer nozes protege o coração, reduzindo o colesterol, diminuindo a pressão arterial e protegendo a parede das artérias contra inflamações.
- Mix de azeite, alho e sementes
Procure acrescentar na salada, nos legumes ou usar como patê uma mistura de sementes de linhaça e chia, temperada com alho e azeite. Reforce na alimentação esses alimentos que ajudam a prevenir o câncer de próstata.
- Vitamina D
Os alimentos contêm pouca vitamina D e ela precisa da ação do sol para ser ativada, por isso é necessários banho de sol diariamente. Fontes: fígado, manteiga, gema de ovo, óleo de fígado de bacalhau, alguns peixes e nata.
- Extrato de tomate, molho, ketchup e tomates:
Fontes de licopeno, um antioxidante que age na prevenção do câncer. Além disso, um estudo publicado este ano provou que o licopeno diminui o crescimento e a multiplicação das células cancerígenas.
- Frutas e vegetais vermelhos e amarelos, ricos em antioxidantes e Vit A:
Amora, mirtilo, morango, cereja, mamão, laranja, abobora e manga são alguns exemplos. Consuma diariamente pelo menos um deles.
Para melhorar a massa muscular, esses alimentos não podem faltar:
Ganhar massa muscular exige uma dose de equilíbrio entre alimentação e exercícios físicos. Comer 3 gramas de carboidratos para cada grama de proteína mostra a importância de valorizar mais o carboidrato do que só a proteína
- Batatas, mandioca, milho, arroz e quinoa como fontes de carboidratos.
- Clara de ovo, salmão e carnes magras, boas fontes de proteína.
- Iogurte, rico em proteínas e fonte de cálcio para os ossos. O iogurte é o alimento que age como os suplementos BCAA e Whey protein pois contém os mesmos aminoácidos.
Edina Aparecida T. Trovões
Nutricionista – CRN3-1579
email: [email protected]
Matéria publicada inicialmente na Revista City Penha