Como ter mais energia de uma forma natural
Falta de energia física e mental, indisposição para se mexer ou cansaço, sem motivo aparente ou momentâneo, atrapalham o dia a dia de quem tem muitas coisas para fazer.
O isolamento social e suas implicações acrescentaram um pouco mais de intensidade a essas queixas, mesmo para aquelas pessoas pouco estressadas, bem nutridas e em boa forma física. A ideia é encontrar recursos naturais para driblar esses sintomas, sem ficar sofrendo ou recorrendo a remédios.
O primeiro deles é a alimentação adequada. Calorias bem estabelecidas e nutrientes essenciais são fundamentais para que todo corpo tenha energia e disposição.
Em seguida, seria acrescentar na alimentação ingredientes energéticos e revigorantes encontrados em algumas sementes, plantas medicinais, temperos, enfim, no que a mãe natureza criou para cuidar de nós. Esses ingredientes são chamados fitoquímicos pela ciência. Veja onde encontrá-los, como agem e modo de usar:
O uso excessivo, destes itens, pode causar efeitos colaterais como insônia, irritabilidade e taquicardia.
Devem ser usados com moderação por pessoas que necessitam de bronco dilatador, remédios para o coração e que sofrem com gastrite.
Importante lembrar que algumas doenças, carências nutricionais, estresse, problemas emocionais, dentre outros motivos, podem ocasionar fadiga e indisposição. Se essas queixas são constantes, vale procurar um especialista para avaliação e tratamento.
Edina Aparecida T. Trovões
Nutricionista CRN3- 1579
Contato: [email protected] • (11) 2307-1551
Texto inicialmente publicado na Revista City Penha